Inicio este meu post com o necessário pedido de desculpas por só agora me apresentar. Sou a MJC e sou professora de Inglês e Alemão do 3º ciclo e secundário. A minha filha tem 10 anos (quase 11) de idade e frequenta o 5º ano de escolaridade numa escola pública.
Comecei a ficar alerta no início do 2º ano de escolaridade, quando a minha filha começou a escrever mais e os erros ortográficos começaram a ser muito frequentes, associados à troca de letras (p/b/t/q) e inversão da ordem das letras nas sílaba, bem como o "desaparecimento" puro e simples de certas letras ou sílabas na frase. A minha filha tinha um vocabulário bastante rico na oralidade, mas começou a revelar dificuldades na leitura, nomeadamente de palavras mais compridas, que ,na oralidade, utilizava com facilidade. Lia muito devagar e isso começou a notar-se a partir do momento em que começaram a surgir textos um pouco mais longos.
Comecei a procurar informação acerca de problemas de aprendizagem no 1º ciclo e, como já tinha ouvido falar de dislexia, iniciei pesquisas sobre o tema para tentar verificar se os "sinais" ou "sintomas" condiziam com o que observava na minha filha.
Em simultâneo fui falar com a professora dela e falei-lhe das minhas dúvidas ou desconfianças (como lhes queiram chamar). Sei que sou professora, mas entendo muito pouco de pedagogia ou didáctica de primeiro ciclo. Convenci-me que uma professora de primeiro ciclo, já com experiência de ensino, saberia melhor se o que eu notava na minha filha era "natural" num início de aprendizagem da língua ou não.
A professora foi peremptória: nada se passava digno de nota com a minha filha; era natural ela dar erros e trocar certas sílabas por estar ainda no início do segundo ano. O que ela tinha era um pouco de imaturidade e era um pouco distraída, mas isso ia passar com o tempo e com a continuação de frequência da escola e habituação à mesma.
Como eu continuasse a manifestar as minhas dúvidas e receio que fosse, de facto, algo mais - acrescentei a medo "quem sabe, dislexia ..." - a professora assegurou-me que não se tratava de tal coisa. Ela estava habituada a exercer como professora de ensino especial e tinha, inclusive, acompanhado crianças com dislexia no ano lectivo anterior, na qualidade de professora de ensino especial. Tinha a certeza que a minha filha não tinha esse problema!
Era certamente a minha deformação profissional a fazer-me ter "bichinhos" na cabeça, pensei eu. Mal! Muito mal, descobri mais tarde!
As coisas agravaram-se, à medida que os conteúdos foram ficando mais complexos e os textos mais longos ... Comecei a desconfiar do diagnóstico da dita professora e decidi tirar as coisas a limpo.
Falei com o pediatra da minha filha que me indicou uma pedopsiquiatra. Contactei a pedopsiquiatra, ela consultou a miúda, diagnosticou Q.I. acima da média e normalidade emocional ... mas encaminhou-me para uma colaboradora sua que era especializada em problemas de aprendizagem.
Três sessões depois fiquei com a certeza (que pouco feliz me deixou) que afinal eu estava certa desde o início: a minha filha tinha problemas de lateralidade e dislexia (mais ou menos isto, mas em termos mais técnicos).
Entretanto, comecei a falar com colegas minhas do ensino especial lá na minha escola e uma delas falou-me duma especialista que era doutorada na coisa ... :-(. Pedi o contacto e fui consultá-la com a minha filha.
A Professora Doutora Helena Serra confirmou o diagnóstico feito pela outra especialista. Adorei a sua simplicidade, a eficácia com que realizou o diagnóstico e a clareza com que me explicou o que se passava com a minha filha e que caminhos seguir para a ajudar.
Mais tranquila, mas com um nó no peito, decidi seguir em frente, agora com a certeza absoluta do que se passava com a minha filha. Tenho "esgravatado" muito e enfrentado muita falta de compreensão, mas a luta continua ... e vai continuar sempre, de cabeça erguida e com muito ânimo. Há algo que me custa imenso: sentir que não tenho o tempo suficiente para acompanhar a minha filha e que, neste país, há poucas ou nenhumas ajudas para os disléxicos.
Aqui fica a minha apresentação. Prometo mais pormenores se assim o desejarem ...