domingo, 1 de novembro de 2009

Dislexia Postural/ Lentes prismáticas

Repasso a informação que me chegou sobre um tema que já foi aqui debatido e que suscitou muitas dúvidas: a dislexia postural/ lentes prismáticas...

A pertinência da prescrição de lentes prismáticas e de, entre outros, exercícios de psicomotrocidade têm sido alvo de acesos debates. Aqui deixo um excerto sobre o assunto:

"Os resultados da investigação têm estabelecido uma relação entre consciência fonológica e aprendizagem da leitura e não sustentam qualquer relação de interdependência entre os processos cognitivos implicados nesta aprendizagem com a visão ou com o desenvolvimento psicomotor. As dificuldades leitoras não se curam com lentes prismáticas, com leitoris, com exercícios de psicomotricidade ou de lateralidade. " (comentário do Presidente da "Associação Portuguesa de Neuropediatria", Dr. Luís Borges, no livro " Abecedário e Silabário")

Para quem necessitar de mais informação, pode procurar na Internet "Dyslexia Controversial Therapies" ou artigos publicados pela Academia Americana de Pediatria, Academia Americana de Oftalmologia que discutem o assunto. Aqui ficam os links:

http://chmed.com/upload/RE9825.PDF
http://pierremarie.gagey.perso.sfr.fr/SDPCritique-a.htm


Melhores cumprimentos,
Carla.