domingo, 1 de novembro de 2009

Dislexia Postural/ Lentes prismáticas

Repasso a informação que me chegou sobre um tema que já foi aqui debatido e que suscitou muitas dúvidas: a dislexia postural/ lentes prismáticas...

A pertinência da prescrição de lentes prismáticas e de, entre outros, exercícios de psicomotrocidade têm sido alvo de acesos debates. Aqui deixo um excerto sobre o assunto:

"Os resultados da investigação têm estabelecido uma relação entre consciência fonológica e aprendizagem da leitura e não sustentam qualquer relação de interdependência entre os processos cognitivos implicados nesta aprendizagem com a visão ou com o desenvolvimento psicomotor. As dificuldades leitoras não se curam com lentes prismáticas, com leitoris, com exercícios de psicomotricidade ou de lateralidade. " (comentário do Presidente da "Associação Portuguesa de Neuropediatria", Dr. Luís Borges, no livro " Abecedário e Silabário")

Para quem necessitar de mais informação, pode procurar na Internet "Dyslexia Controversial Therapies" ou artigos publicados pela Academia Americana de Pediatria, Academia Americana de Oftalmologia que discutem o assunto. Aqui ficam os links:

http://chmed.com/upload/RE9825.PDF
http://pierremarie.gagey.perso.sfr.fr/SDPCritique-a.htm


Melhores cumprimentos,
Carla.

7 comentários:

  1. Então?!!!! Um site tão interessante e esclarecedor termina assim?
    Não sei o que se passa, mas espero estar enganada de pensar que este site vai terminar.

    ResponderEliminar
  2. Educação Especial e Sistema Jurídico Brasileiro
    Uma análise da legislação brasileira para a Educação Inclusiva
    Autor: Rosana Cristine de Limas Felipe
    Descrição :
    A educação especial no Brasil ainda engatinha, apesar dos esforços de muitos profissionais. Após o esforço conjunto de várias pessoas ao redor do planeta ainda é possível perceber a discriminação e a falta de iniciativa do poder público para promover não somente a educação inclusiva mas para coibir todas as formas de discriminação existentes. Há ainda um longo caminho a percorrer. A proposta dessa obra é facilitar aos profissionais envolvidos com o tema a compreensão do sistema jurídico brasileiro voltado para a temática.
    www.clubedosautores.com.br

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Visitei as páginas mencionadas nos links dados no vosso texto e vi, sinceramente, muito pouco acerca do método em si, aquilo que li foi apenas posições sobre uma terapia e ou método, que ainda está a ser avaliado.

    Na minha busca por mais informação acerca deste assunto encontrei algo que também pode ser esclarecedor, vejam o seguinte link:

    http://sites.google.com/site/paisempenhados/Pais-Empenhados/artigos-de-opiniao

    Este link está na página do projecto pais e amigos de estrelas de luz e creio que é muito esclarecedor sobre a polémica que se têm tentado colocar à volta do uso de lentes prismáticas.

    Eu gostei e já agora mais uma coisa, o meu filho usa lentes prismáticas e com grandes melhorias na sua evolução.

    Paula Ribeiro.

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    O meu nome é Isabel, o meu filho de 12 anos também usa lentes prismáticas desde Dezembro de 2009. Apesar de ter feito outras terapias, foi com o uso das lentes prismáticas que vi uma grande melhoria.

    ResponderEliminar
  5. A minha filha usa lentes prismáticas e vejo grandes melhorias, mas como as pessoas são tacanhas e só vêm um tom de castanho...enfim!!! Par além do mais utiliza leituril e apoio de pés e palmilhas, e sim, MELHOROU!!!!! Não me venham com tretas. Para que outros pais saibam e médicos também: existem várias tonalidades de castanho mas não é por isso que deixa de ser castanho. Detesto gentinha que só acredita num tratamento e os outros não prestam... Open your minds...

    ResponderEliminar
  6. Olá,venho já a 04 anos lutando de médico em médico para diagnosticar meu filho que hj tem 13 anos. A neoropediatra receitou Vertix (espassar as enxaquecas) que ele vem tomando a mais de um ano, o oftalmologista receitou as lentes prismáticas que ele usa a mais de um ano, ele já fez fisioterapia ocular e agora vai fazer tratamento de RPG e fonaudiólogo, como vêm, eu "dou tiros pra todos lados" afim de trazer conforto para ele, hj depois de tudo isso, apenas observei o espassamento das crises de enxaqueca, o que é muito bom, já que ele sofria com as mesmas semanalmente, porém, na escola não houve melhora, ele de desequilibra facilmente, tem tonturas frequentes e fadiga, os profissionais me dizem que com o RPG e a Fono, ele começará a sentir melhoras, porém estou na dúvida se deixo as lentes prismáticas, já que, recentemente o grau dele aumentou e precisou de novos oculos, que foram feitos em lentes normais com filtro solar, pois ele tambem tem fotofopia alta, Além de BH, alguem sabe onde consigo essas lentes prismaticas? Tendo em vista a minha experiência, alguém pode me ajudar com alguma orientação? confesso que estou um pouco perdida...
    roberta_broch@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    O meu sobrinho tem dislexia postural. Está a ter acompanhamento médico e entre outras tantas coisas, necessita de um leituril. Mas de forma a minimizar o orçamento que teremos de gastar para poder contrariar a dislexia, pensámos em construir, ao invés de comprar um leituril. Alguém me poderia informar as medidas e angulos deste apoio de leitura?

    Obrigada.
    Mara Aragão (maradearagao@gmail.com)

    ResponderEliminar