sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Exames Nacionais 9º ano

Olá a todos!

Antes de mais desejo um óptimo 2010!

Temos uma mãe cujo filho com dislexia frequenta o 9º ano e que, como tal, irá realizar em Junho os exames nacionais.
O problema é que apesar da continua insistência dos pais junto dos professores no sentido de verificarem se não existiria algum problema, apenas no 8º ano lhe foi diagnosticada dislexia por um profissional externo à escola. Agora na escola, quando os pais procuraram saber que medidas poderiam ser tomadas para que não fosse prejudicado nos exames nacionais, foram informados que de acordo com a legislação (despacho normativo nº 10/2009, ponto 18.3), os alunos só podem ser referenciados, de modo a não serem penalizados nos exames nacionais, se a dislexia for diagnosticada e confirmada até final do 2º ciclo do ensino básico (6º ano).
Assim, peço a colaboração de todos os que tenham informações ou opiniões que possam ser úteis a estes pais de forma a que eles possam encontrar alternativas para tentar que o seu filho tenha o devido apoio e seja avaliado com justiça.

Aqui fica o link para o referido despacho:
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=3266&fileName=despacho_normativo_10_2009.pdf

Obrigada!

20 comentários:

  1. Olá boa tarde,
    lamento muito estas injustiças, até porque se esse aluno andou sempre no mesmo agrupamento e só foi sinalizado no 8º ano a propria escola tem responsabilidade nesse descuido, penso eu.
    Agora penso que vale tudo, e se a mãe deste aluno enviar uma carta á Direcção Regional de Educação da sua residencia e ao Ministério da Educação explicando e apelando por ajuda nesse sentido.
    Até porque, se a Direcção Regional de Educação tiver duvidas pode consultar a escola, e lá vão com certeja dizer que realmente o seu filho tem dislexia diagnosticada.
    Não sei se ajuda, mas pelo menos não fica parada, continua na luta.

    Também eu estou com problemas em fazer com que a escola sinalize o meu filho, tem 10 anos, desde os 7 que está diagnosticada a Dislexia.
    Este ano passou para 5º e foi para uma escola pública a escola recebeu todos os relatórios, o João tem apoio a quase todas as disciplinas ( até Estudo Acompanhado), mas a directora diz que a dislexia deixou de estar inserida nas Necessidades Educativas Especiais.
    E combater isto?! É muito dificil.
    Para essa mãe e todas nós ( mães de crianças dislexicas ) desejo muita força e paciencia, porque é o futuro dos nossos filhos ( pedras preciosas)que está em causa.
    Um bem haja a todos

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  2. Olá Paula Campos;

    Não sou mãe, mas sou pai de uma menina com dislexia, a minha “Estrela de Luz”, e sei perfeitamente aquilo que sente, mas mais uma vez continuo a dizer que a culpa é de todos nós.

    Sei que algumas pessoas que por aqui vão passando vão voltar a escrever que lá está este mais uma vez a bater na mesma tecla e que nada disto funciona, mas mesmo assim aqui vai:

    Qual é a força que uma gota de água têm quando cai na terra?
    Pouca, muito pouca, possivelmente alimenta uma milionésima parte da necessidade de água de uma pequena semente.

    Qual é a força que duas gotas de água têm?
    Pouco mais do que uma.

    Mas se forem mil gotas de água se calhar já alimentam a semente por completo e permitem que ele germine finalmente de uma planta, que por sua vez ira dar origem a outras sementes e por ai fora.

    Está louco, pensaram alguns, mas é verdade este exemplo serve para aquilo que todos nós temos vindo a fazer pelas nossas crianças, mas claro sempre de forma individual.

    Imaginem se tivesse-mos a coragem de nos juntar, a capacidade de abdicar dos interesses individuais e a boa vontade de dar e partilhar sem ter por isso qualquer reconhecimento público e ou publicitado e sem que nos dessem qualquer denominação e ou atribuição de cargo / titulo.

    Pois é seriamos capazes de ir junto de quem devido, pressionar as entidades correctas e levar à vante os direitos das nossas “Estrelas de Luz”.

    Sejamos todos pais, mães, amigos, profissionais, apenas curiosos dedicados, capazes de nos unirmos e garanto-vos que a força colectiva será, sem duvida, muito superior à de apenas uma parte, ou mesmo, de uma fracção dessa parte.

    Nota: Gostei do termo bem-haja, que claro não é de minha autoria, mas muito utilizado por mim e pela equipa do N.O.T., do Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    Um bem-haja a quem está de bem e por bem para com os outros,

    Marcos Amaro.

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  3. Olá!
    Também eu, tenho um filho de nove anos, a quem foi diagnosticada dislexia e estou travando uma luta com a escola.
    O relatório elaborado pela equipa de avaliação e homologado pelo órgão de gestão da escola diz que, o aluno não apresenta necessidades educativas especiais, no entanto deverá beneficiar de apoio educativo dirigida à reeducação da escrita, é necessário conceder mais tempo para a realização de provas de avaliação e não deverão ser penalizados na íntegra os erros ortográficos.
    A escola “esqueceu” que existem provas com avaliação interna e externa, sendo que, para estas últimas é necessário estar abrangido pelo Dec.-Lei n.º3/2008, para poder beneficiar das medidas prescritas.
    Assim, o meu filho está sujeito a duas medidas de avaliação. Nas provas com avaliação interna dispõe de mais tempo e não lhe são penalizados na íntegra os erros ortográficos. Nas provas com avaliação externa é avaliado como se não tivesse qualquer dificuldade.
    Apesar disto, parecer aberrante e se traduzir numa enorme injustiça, a escola entende que a dislexia do aluno não é grave e não quer abrangê-lo pelo Dec.-Lei 3/2008.
    No Portal da Educação, o comunicado sobre alunos disléxicos dá-nos a ideia de que todos são abrangidos pela nova lei, mas as escolas colocam muitos entraves e dizem que têm orientações para apertar o crivo aos disléxicos.

    Grata por poder partilhar este problema que muito me preocupa, apresento cordiais saudações.

    Maria Ramos

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  4. Olá
    Eu penso que a escola tem poder para resolver o problema do seu filho. Se o aluno está sinalizado pela escola e tem um PEI, o professor de ensino especial responsável pelo processo deste aluno pode pedir a DREN para que lhe seja concedido o direito de uma correcção adequado a um aluno disléxico. Para este processo existem datas legais para o fazer. Mas deve confirmar se a escola não o fez, caso não tenha feito, denuncia está escola. Devemos denunciar estas escolas.

    O meu filho tem 17 anos é disléxico está no 12ªano, iniciei o seu processo no 8ºano de adaptação curricular, todos anos ajustamos o seu PEI. Os seus exames são corridos de acordo com o seu plano
    Não desista, o dever da escola é ajudar os alunos.
    No meu caso pessoal comecei por pedir ajuda ao gabinete de apoio educativo da escola do meu filho.
    Boa sorte

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  5. Olá a todos,

    Somos os Pais do Aluno referido neste post publicado por CSM a 8Jan2010 - "Exames Nacionais 9º Ano".

    Com a orientação de pessoas ligadas a este Blog e através da consulta atenta à legislação em vigor, assinámos no passado dia 15, o documento que permitirá ao nosso filho beneficiar de "Adaptações nas Condições dos Exames Nacionais", basicamente que não seja penalizado pelos erros ortográficos, uma vez que sofre de disgrafia.


    Como chegámos até aqui:

    Fizemo-nos acompanhar de um Relatório de Avaliação Neuropsicológica Cognitiva e fomos solicitar junto do Director de Turma que fosse iniciado o processo de “Sinalização”.

    Uma vez que a lei permite que a Sinalização do Aluno possa ser feita pelos Encarregados de Educação, optámos por essa via, numa perspectiva de colaboração com a Escola.

    Após contactos e reuniões com o Director de Turma e o Professor de Ensino Especial, o Aluno foi avaliado pela Escola.

    A Escola, tendo como base o Relatório de Avaliação Neuropsicológica Cognitiva, bem como a sua própria avaliação do caso, elaborou o Relatório Técnico Pedagógico, de acordo com a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, da Organização Mundial de Saúde (CIF).

    Os Pais e o Director de Turma assinaram a proposta de Adaptações nas Condições dos Exames Nacionais, que seguiu para o Director da Escola, que actualmente tem delegação de poderes que permitem dar despacho a este pedido.

    No nosso caso, todo o processo demorou pouco mais de dois meses, em parte porque foi acompanhado de perto pelos Pais

    Queremos agradecer a todos os que nos ajudaram neste processo e sobretudo à Carla e à Augusta, o interesse que demonstraram desde que tiveram conhecimento deste caso.

    Queremos deixar aqui uma mensagem aos Pais que estão a passar pelo mesmo problema, apelando para que não desistam, porque as barreiras existem, mas não são intransponíveis.

    mf/mc - mar2010

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  6. Olá a todos!

    Fiquei muito feliz de saber as boas novas!
    Obrigada por deixarem estas preciosas descrições para outros pais que possam vir a passar pelo mesmo!

    Muitas felicidades,
    Carla

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  7. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Parabéns aos pais do menino do 9ºano, é um exemplo a seguir. Moral da história: nunca, mas nunca se deve desistir.
    Boa continuação para anos futuros, a luta continua sempre.
    Estrela.

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  8. Olá, boa tarde a todos

    Parabéns aos pais do menino do 9º ano, isso só vem reforçar a certeza de que se lutarmos pelos nossos filhos vencemos, é difícil, sim, até porque nem sempre encontramos escolas com vontade de ajudar nesse sentido e quando assim é, esta luta é ainda mais difícil.
    Muitas vezes crianças com grande potencial ficam pelo caminho, marcadas pelo insucesso escolar.
    Os nossos governantes dizem querer acabar com o abandono escolar e para isso dificulta-se a aprendizagem de crianças com muito potencial.
    É frustrante para nós pais ver a desilusão nos olhos dos nossos filhos, saber que são capazes e ainda assim...

    Mais uma vez parabéns pela vossa vitória
    BOA PÁSCOA A TODOS
    Paula Campos

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  9. - Olá a todos

    Tenho um filho (hoje com 28 anos) sendo disléxico nunca lhe foi diagnosticada essa doença, pois já tinha grandes dificuldades na primária, chegou ao 8º. ano e perdeu (sem nunca ser diagnosticada disléxia)tendo o irmão gémio seguido os estudos; não conseguiu avançar na secundária, a não ser tirar(em 3 anos) no PROFIJ o 9º.ano.
    - Agora é um esquizofrénico, pouco sai de casa,sem socialização, está a ser medicamentado sem o saber e é assim a nossa vida; julgo que isto se deve a não ter sido diagnoticada a disléxia a tempo e horas, nem por nós nem pelos professores (aliás não se falava nessa doença na altura)!

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  10. Atribui-lhe um prémio em http://gritodemudanca.blogspot.com/

    Abraço

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  11. olá a todos
    Neste momento estou lavada em lágrimas, pois sou mãe de uma menina de 9 anos com um quadro de disléxia.
    Faz em Novembro proximo 2 anos que lhe foi dignosticada a dislexia.
    Dés da primeira classe que eu questionava a prof sobre as dificuldades da minha filha, pois ela não consegui soletar as palavras omitia letras entre outras dificuldades na qual a prof me dizia que ela sabia mas que era muito distraida.E passaram-se 2 anos lectivos e no final do 2º ano a minha filha não sabia ler aliás lia palavras simples como mãe e pai e outras eram decoradas ou por vezes tentava adevinhar olhando para as imagens. voltei a falar com a prof e ela dizia-me o mesmo ela sabe é muito distraida, e passou-a para o 3º ano e depois para o 4º, sempre a transitou de ano sem que ela sobe-se ler .
    Comecei a vez que não era só ser distraida havia algum mais e por minha iniciativa foi procurar uma ajuda qualificada, onde foi dignosticada a Disléxia entregei o relatório na escola e nada foi feito pela escola , mas a minha filha neste ano lectivo começou a ter uma reenducação com uma profissional particular onde consegui-o um grande desenvolvimento, já lê quase correctamente também já escreve textos, então precisamente este ano a prof vai resolver reter a minha filha no mesmo ano dizendo que ela não adquiriu as competencias. Será que é susto para uma criança ficar retida no ano em que teve um maior desenvolvimento e como irá ficar a auto-istima da mesma? Ajudam-me estou perdida pois a minha filha diz se ficar retida não vai mais á escola, vai-se amarar á cama até morrer.
    Um enorme beijo a todos
    Luísa Grave

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  12. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Como a entendo, Luisa, passou-se exactamente o mesmo com o meu filho´, mas á uns anos atrás.
    Não é justo, não é normal ficar retida por dislexia, a menina adquiriu as competencias só que não soube demostrar, só a Luisa é que comprende o sofrimento que a sua menina tem tido todos estes anos.
    Quando o meu filho ficou retido também no 4ºano, a prof. não referir competencias mas sim que o ciclo para ele ía ser uma selva. A sua menina deve continuar com o apoio fora da escola. Hoje com 20anos já o meu filho diz que no fundo ter ficado retido o 4ºano não lhe fez mal nenhum antes pelo contrário.
    Eu sei que é dificil a aceitação e injusta, a auto-estima deles fica muito abalada, talvez uma consulta num psicologo durante as férias para ela entender melhor o sofrimento pelo qual está a passar, porque ela não é menos inteligente que todos os outros e tem que compreender isso.

    Repito ninguém tem que o direito de chumbar por dislexia, os profs é que não estão preparados a lidar com a situação e muitos deles nem sabem o que isso é.
    Boa sorte Luisa, o seu comentário fez-me reviver anos atrás.
    Estrela.

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  13. olá obrigada estrela pela força a vida é feita de injustisas

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  14. Olá a todos
    Obrigada estrela pelas palavras de força
    A Vida é feita de injustisas

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  15. Boa noite,
    olha ja chorei muito,pois quis dar o melhor que eu nao tive, paguei uma escola pro meu filho, ele passou de ano, mas nao sabia nem ler e nem escrever,falei com a professora ela dizia que ele esta bem, so eu que nao via isso,tirei esse escola coloquei numa publica, como ja levei as dificuldade dele,ele foi uma criança perseguida na escola,queria transferir, para uma classe especial, lutei mas nao deixei,hoje ele faz fono pedagoga psicologa e acomanha com um neuro, e por incrivel que pareça hj descobri que ele tem deslexia, ele tem nove, isso emutio dificil,nao sei mais como ajudar o meu filho.

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  16. Andreia desejo muita força pois esta luta é deveras muito difícil mas temos de ser muito fortes para a ganhar.
    Beijos e continuam para os nossos filhos terem os seus direitos .
    Até breve :):):)

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  17. Um presentinho em:
    http://pontosdevista-ec.blogspot.com/

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  18. Olá
    Eu sou mãe de um menino que tem dislexia apesar de ter 6 relatorios a diagnosticar-lhe esse mesmo problema, nunca foi de acordo dos professores ser sinalizado poia acharam que com a ajuda deles ele conseguiria ultrapassar o problema. Acontece que ele chegou ao nono ano o ano passado e chumbou por não ser capaz de fazer os exames.Chumbou com negativa a português Frances Ingles e matemática. Entretanto através de um mail vosso tomei conhecimento que poderia ser eu a sinalizar o Rodrigo e assim o fiz. com algumas dificuldades mas consegui que ele fosse sinalizado este ano.Agora na escola, quando tentei saber que medidas poderiam ser tomadas para que não fosse prejudicado nos exames nacionais, fui informada que de acordo com a legislação (despacho normativo nº 10/2009, ponto 18.3), os alunos só podem ser referenciados, de modo a não serem penalizados nos exames nacionais, se a dislexia for diagnosticada e confirmada até final do 2º ciclo do ensino básico (6º ano).Como já vi aqui um mail de um caso muito identico ao meu gostaria que me ajudassem e me dissessem o que poderei fazer para resolver este problema. Agrdecia que fosse com alguma urgencia pois o tempo é escasso e eu tou a ficar desesperada sem saber a quem me dirigir e eu sei e falando propriamente com o professor dele de Portugues que o Rodrigo num exame normal não tem a miníma hipotese de passar
    Obrigada pela vossa Atenção

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  19. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Filipa, é injusto o que acontece ao seu menino e outros muitos meninos no mesmo caso.É sugerido que a actual Direção de Turma (DT) faça um historial (memorando) detalhado do passado mencionando que havia relatórios que a escola achou não necessário a organização do processo com base no DL3/2008, que tais erros e problemas já existiam no 5 e 6ºano, que é absolutamente justo que o aluno disponha agora dos beneficios que o PEI lhe poderia permitir requeridos agora para o aluno passar a usufruir de tais beneficios, uma vez que o aluno não pode ser penalizado por um erro da escola que frequentou no 5 e 6ºano, pode provar também com testes dessa altura e Actas se houver.
    Espero ajudar, tem de agir muito rapidamente com muita insistência como disse o tempo é escasse e a resposta pode demorar com os exames á porta. Vá nos dando noticias.
    Força Filipa...
    Estrela

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  20. Boa noite a todos, sou a Estrela,
    retificação do comentário de 4/4/2011

    Filipa, abordada a Dislex (Associação portuguesa de dislexia) é também este o seu entendimento "porque os alunos não podem ser prejudicados por faltas cometidas pela escola. Seria gritante essa injustiça".
    Então, vá á luta Filipa
    Estrela

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