segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DISLEXIA NA TVI. Tardes da Júlia

Dia 18 de Setembro (sexta-feira), no programa As tardes da Júlia o tema será a dislexia.No momento, a direcção está à procura de jovens com dislexia que estejam interessados em participar.Foi-nos solicitada ajuda para encontrar jovens dislexicos de várias idades (1 do ensino secundário, 1 do ensino superior e 1 já licenciado). Se alguém estiver interessado ou conheçam alguém que possa estar, por favor, indiquem com a maior brevidade possível par o E-mail direito.dislexia@gmail.com

Agradecemos o empenho de todos, não tenham receio de descrever as vossas vicissitudes como dislexicos neste mundo muitas vezes ingrato.
Estrela.

15 comentários:

  1. BOA TARDE,

    Tenho acompanhado seu BLOG, sou dislexica e também tenho um BLOG.
    Bem , quanto a sua solicitação, estou ao seu dispor, Sou Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
    Graduada em Pedagogia – UNB.
    Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
    Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
    Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
    Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
    Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.
    NOS FAÇA UMA VISITA, E CONHEÇA NOSSO TRABALHO, BRASÍLIA-DF.

    CANAIS DE COMUNICAÇÃO:
    MSN: dis.lexic@hotmail.com
    ORKUT COMUNIDADE:
    DISLEXICOS CONHEÇA SEUS DIREITOS
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30145257
    NOSSO BLOG.
    DIS.LEXICOS@IBA_SEUS_DIREITOS
    http://dislexicosaibaseusdireitos.blogspot.com/

    Atenciosamente
    ELIZABETE RODRIGUES

    ResponderEliminar
  2. boa noite tdos


    eu ja meti no youtube o programa que gravei tardes da julia transmitido no dia 18 sentembro sobre dislexia e ainda vou meter a totalidade do programa, fica aqui apenas um capitulo do progrma que se enconta youtube
    http://www.youtube.com/watch?v=lEOTTV-yFlA

    eu agrdecia que o responsavel mete-se em video ou seja varios capitulos aqui no blog para despertar atencao


    obrigado a tdos os membros em especial senhora senhora e uma pessoa fantastica

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a todos, sou a Estrela

    É para comunicar que dia 6 de Outubro, seja na próxima terça-feira, entre as 20h e 22h, haverá uma divulgação da dislexia na Rádio Televisão Atlântico em 92.2 FM para o Algarve e sul de Espanha e em on-line www.radiotelevisaoatlantico.pt para todo o mundo.

    Irão ser abordados os temas como apoio nas escolas, subsidio Segurança Social e Decreto-Lei 3/2008, se alguém tem mais algum tema que queira abordar é favor comunicar.

    Estrela.

    ResponderEliminar
  4. Ola bom dia

    E no alentejo qual é a frequencia em que podemos ouvir a rádio. Estou bastante interessada no tema uma vez que o meu filho é dislexico.

    Aguardo resposta.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Também estou a procurar uma forma de ouvir a emissão. Pelo que vi no site só pode ser mesmo ouvido no Algarve, no entanto há emissão online através da internet. Penso que devem ter mudado pois o link que a Estrela deixou não funcionou. Deixo aqui o endereço que encontrei:

    http://www.atlanticofm.com/Novo_portal06/
    (no entanto já tentei clicar do lado direito do site onde diz emissão on-line e não consigo ouvir nada. Se alguém descobrir outras formas, por favor, deixe aqui)

    Cumprimentos,
    carla

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, sou a Estrela,

    Desculpem pois enganei-me, o link da Carla está certo
    http:/www.atlanticofm.com Novo _portal06/
    telefone é o 289 70 68 88
    no Algarve é o 92.2FM ,on-line para o resto
    do país
    Clica-se á direita sobre on-line e abre uma janela à esquerda para ouvirmos. Eu tenho a "minha forma" que é digitar simplesmente radioatlantico. Comigo funciona..
    Obrigada a todos.
    Estrela

    ResponderEliminar
  7. Olá boa tarde
    Gostaria de saber se alguem ontem viu online o programa, é que eu tentei entrar e nao consegui.
    E ja agora se nao for pedir muito pedia tambem que fosse possivel algum colocar no youtube para eu poder ver.
    Agradeço bastante uma vez que sou uma mãe muito preocupada em ouvir o que está relacionado com o problema do meu filho a dislexia,e todas as experiencias serão sempre em proveito do meu menino, tal como todos os outros irão travar uma longa batalha contra a dislexia pela vida fora.
    Obrigada a todos.

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma filha deslexia. Uma criança fantastica com os problemas inerentes á deslexia- dificuldade de ler, concentração,interpretação.Na escola os professores olham-na e dizem que é uma criança inteligente, que não faz mais porque não quer , porque tem uma atitude de facilitismo e se esconde por detrás da deslexia.Imaginem.
    Muitas vezes lhes pergunto:- E se eu lhes pedisse que pintasem, que reproduzissem, um quadro de Picasso ou outro artista seriam capazes?".
    Dizem logo que não. Mas se eu vos der as ferramentas certas , ou seja, vos explicar como se faz e mistura as cores, como se criam planos, sombras , perspectivas........ai talves consigam, se treinarem.
    Com a deslexia é a mesma coisa....deem-lhe as ferramentas e eles conseguem. Façam-lhes teste simplificados, ajudem na leitura, despenalizem os erros e vão ver o quanto maravilhosas e brilhantes podem ser estas crianças. Não deixem que por falta de estrategias eles se desmotivem e entrem numa atitude de passividade.Por outro lado e para mim o mais grave....a falta de apoios nas escolas.O Ministerio da Educação fala e exige ensino integrado , mas de facto, na realidade de integração há pouco....onde estão os tecnicos que avaliam e acompanham os nossos filhos, onde estão?????
    Tudo se trata de coerencia entre aquilo que se propoem fazer-ensino integrado- e aquilo que se dá na realidade, ou seja, apoios...nada.

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente.
    As mudanças são muito engraçadas...mas na pratica quem lá está é que sofre e neste caso são crianças o que é ainda mais grave

    ResponderEliminar
  10. Mae de um menino dislexico9 de outubro de 2009 às 15:55

    Olá boa tarde
    De facto tambem concordo com a esta mae que diz que estas crianças por vezes nao sao acreditadas, o que é muito ingrato especialmente quando se trata de crianças que ajudadas podem ter um mundo aos seus pés mas se lhes tirarem o tapete elas caem, infelizmente estamos em Portugal onde tudo é negado enfim....
    Gostaria tambem de perguntar se os vossos filhos sao muito irrequietos? A Psicologa que avaliou o meu filho diz que é um comportamento próprio de quem sofre de dislexia, tem oito anos e comporta-se muitas vezes como se tivesse quatro. Sofro muito com isto se tiverem alguma sugestão que possa minimizar estes comportamentos do meu filho fica o agradedimento da minha parte. É muito meiguinho, na escola é ajudado a professora e colegas teem um relacionamento bom para com ele, inclusive a Psicologa que o acompanha com o método da Drª Paula Teles, mas em casa por mais que eu o repreenda torna-se muitas vezes complicado tal comportamento, ao mesmo tempo sofro muito por ele porque tambem sei que ele o faz porque necessita de o fazer que é proprio de quem sofre de uma doença que nao sendo acompanhada como deveria todos estes senaos se minimizariam com o passar dos anos.

    ResponderEliminar
  11. Gente estou com 33 anos,fiz uma pesquisa sobre disléxia, observei que tenho todos os sintomas.Tenho auto-estima baixa ,pensava até que não iria conseguir ter uma namorada,muito pelo contrário, todas as ex namoradas me procuram,e a atual não sai do meu pé rsrsr,elas falam que tenho uma ótima qualidade pessoa e não por ser o mais bonito!Tenho uma apetidão pra dirigir incrivel, eu sei que tenho uma boa direção defensiva, tenho carteira de moto ,carro e caminhão nunca reprovei no exame do detran.Mas ja observei que quando se fala em matemática física interprettar textos, eu até choro de raiva e sempre estou no mundo da lua pensanto em tudo!sou um dos motoristas(executivos). de uma autoridade importante do governo federal. Um abraço para todos de Roger

    ResponderEliminar
  12. ola boa noite foi a uma semana que ficai a saber pela medica do hospital que a minha filha pode ser dislexia tive de vir á enternete para me imformar o que era a " doença" agora nem sei bem como lidar ela aminha filha ao contrario do que li aqui a mae de um menino dizer é uma criança calma serena numca me deu motivo para pensar que seria dislexia apesar de ser muinto ameninada tem 8 anos e a falar parese ter 5 mas sempre pensei que seria muinto mimada dois irmaos ja adultos o pai e amae que seria de esperar mas estava enganada era entao a dislexia quis daixar aqui o meu testemunho espero que ajude como o vosso me ajudou um bem aja para todos

    ResponderEliminar
  13. Olá, sou mae de um dislexo e estou aprendendo aos poucos como lidar com essa nova situaçao.Quero lhes dizer que não foi facil para mim saber do diagnóstico,mas estou pronta para lutar pelos direitos do meu filho e proporcionar a ele todo amor e carinho.Gostaria que todas as crianças dislexas tivessem a oprtunidade de obter um tratamento sério e digno. Sabemos que em nosso pais outras coisas sao mais importantes do que se pensar com humanidade em Educaçao Inclusiva. Aqui termino acreditando que o Senhor nos dará forças para essa nova jornada.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Encorajo a sua determinação, Anónima, também eu quero que os jovens dislexicos sejam tratados com o devido respeito.
    Temos que continuar sempre a lutar, a força está dentro de nós, persistência é a palavra chave.
    Estrela

    ResponderEliminar
  15. oi sou mãe de uma dislexa de 14 anos, ta dificil, pois ela le , o estranho que estuda, e nas provas tira notas baixas. Tbem tem discalculia, na escola vejo que não estao preparados. Existe medicamento? as vezes vejo que fica deprimida e agressiva.N sei como agir.

    ResponderEliminar