quinta-feira, 9 de julho de 2009

Boa noite a todos, sou a Estrela,


Estamos muitos contentes com a vinda dos novos participantes! Ficamos felizes que o programa de TV tenha dado oportunidade de trazer tantos participantes novos e que agora sejamos mais para nos ajudarmos uns aos outros, partilhando opiniões e o que fazemos para conseguir o melhor para os nossos filhos e para eles terem o apoio necessário a que têm direito.

Como a maior parte das dúvidas colocadas foram sobre o apoio na escola e fora da escola, queríamos deixar aqui esta nova mensagem para comentários de todos, para nos ajudarmos e trocarmos mais ideias sobre este assunto que tanto nos preocupa. Aliás este tema já foi bastante discutido aqui, e por isso queria sublinhar que SIM, os alunos com dislexia têm direito a apoio na escola embora com a nova lei algumas escolas dêm a informação errada de que não têm direito. A nova lei não exclui os alunos com dislexia, por isso, assim que começar o ano os pais podem e devem pedir logo para que o filho seja avaliado para ter apoio. Quanto mais cedo melhor! Pelo que sei, o que tem acontecido em algumas escola é que como há cada vez menos professores a dar apoio especial, eles não conseguem atender a todos os alunos e por isso dão prioridade a casos mais graves como a multi deficiencia.

Em relação ao apoio fora da escola também temos direito a ter apoio da segurança social (mas penso que isto depende dos rendimentos do agregado familiar), por isso, é sempre mais uma ajuda. Há vários textos aqui no blogue que explicam como pedir esse apoio. Deixo aqui o link http://omeufilhotemdislexia.blogspot.com/search/label/Apoio%20subsidiado . Parece complicado mas vale a pena! Se tiverem dúvidas ou experiências diferentes, não hesitem em dizer, quanto mais informação tivermos todos, mais podemos fazer pelos nossos filhos!

Queria também agradecer ao participante Portista que conseguiu que fossemos à tvi e à aluna que participou no programa pela sua coragem e vontade de ajudar os outros e a todos os que cá têm vindo e que espero que continuem a vir e a tentar dar e receber informações e opiniões que tenham ou precisem!

Estrela

7 comentários:

  1. olá
    chamo-me paula santos o meu filho é dislexico tem 16 anos está no 11º ano,tem apoio da escola,e este ano fez exames nacionais de fisica quimica e beologia,e foi-lhe concedido a autorização para aplicação do regime especial na correção das provas com recurso a ficha A.
    a minha duvida e a seguinte.Após a consulta da prova, constacto que não existe nenhum dado que me informe que realmente ela foi corrigida por um professor especializado.Como posso saber que a pessoa que a corregiu é especilizada?não deveria referir um nome de uma entidade especializada?
    já pedi a reapreciação da prova porque acho que não foram tidos em conta os itens da ficha A.
    Gostava de saber a vossa opinião
    obrigada Paula Santos

    ResponderEliminar
  2. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Quero que faça o favor de me explicar o que é a ficha A, há uns anos atrás era Humanidades mas diz que o seu filho fez biologia e fisico-quimica?

    Para um dísléxico ter un "Júri Especial" para a correcção dos exames nacionais deve a escola, em especial a Psicóloga da escola efectuar dois relatórios muito completos que são enviados ao Ministério da Educação para aprovação (isto tudo é com este novo decreto lei 3/2008) os nomes dos relatórios são:
    RELATÓRIO TÉCNICO-PEDAGÓGICO (recolha de informação por referência á CIF)

    PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL ( Decreto-lei 3/2008 de 7 de Janeiro) Ana Lectivo 2008/2009)

    Como mãe e encarregada de educação tem o direito de pedir fotocópias dos relatórios.

    Espero que a Psicólogo da escola seja boa profissional.
    Todos os anos em que hajem exames nacionais o processo é o mesmo tem se que repetir os relatórios. Na nossa messagem D.L. 3/2008 encontrará mais promenores)

    Seja muito bem-vinda ao n/blogue é boa sorte para o seu filho,

    Estrela

    Estrela

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde,

    Eu possuo um estabelecimento dedicado à venda de produtos para a dislexia. Trabalho de acordo com o Dr Alves da Silva.

    Caso prenteda obter mais informações visite: www.infralr.no.sapo.pt

    ou contacte: infra.lr@sapo.pt 218142974

    Com os meus melhores cumprimentos,
    LR

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    sim, tem passado um pouco essa ideia errada de que os alunos com dislexia não têm direito a estar abrangidos pelas medidas legislativas. Desde que haja relatórios e esteja devidamente justificado, os alunos têm direito a ser abrangidos. Quanto à Segurança Social, da minha experiência enquanto psicóloga que faço reeducação, sugiro normalmente essa hipótese aos pais que me procuram, por vezes não é muito o contributo, mas já é uma ajuda. Tenho tido casos em que a comparticipação é feita na totalidade e outras em que há a contribuição de um montante fixo mensal - o mínimo que têm feito nos casos que tenho acompanhado é de 50€ mensais. Como digo, pode não ser muito, mas já é uma ajuda. Cumprimentos e felicidades na continuação deste espaço.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite a todos, sou a Estrela

    Paula Santos, como correu a repreciação da prova do seu filho de fisico-quimica e biologia ? Gostava de saber se está tudo a correr da melhor forma. Obrigada Paula, e o seu filho que siga o sonho dele, não é a dislexia que o vai impedir.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde ,obrigada pelo apoio
    Correu bem em fisica-quimica 8,2 passou para 9,9
    manteve o 10, em biologia de 7,3 passou para 7,7 que deu para manter o 11,ele ficou feliz, porque atingiu os seu objectivos manter a media de 12.
    Penso que tiveram em consideração a nossa argumentação, e que concordaram que não era justo, que o mesmo estado que está ajudar o meu filho,por outro lado por questões politicas do interesse no excesso de rigor,prejudiquem os dislexicos,penso não repararam nas folhas anexas, que fiz questão de as enviar novamente para que não tivessem duvidas.
    Cumprimentos Paula Santos

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos
    Já a algum tempo que não escrevia aqui, mas tive a minha mãe muito doente e não tive oportunidade de falarmos, mas não deixei de o acompanhar.( o site)
    Parabêns a Estrela e pricipalmente ao PORTISTA por por conseguirem aquela entrevista no programa da(s) tardes da Julia, foi simplesmente fantástico, obrigada.
    Agora estou com um problema com o Joãozinho, o João deixou o colégio e foi para o 5º ano na escola publica, o colégio não enviou nada em como ele tem Dislexia e como tinha PEI e acompanhamento individualizado, quando soube, na reunião dos Enc.Educação com a Directora de Turma, levei cópias de todos os relatórios e até uma carta endereçada a ela mesma pela médica do João.
    Para já o resto dos professores ainda não têm conhecimento da parte da Directora de turma mas têm por parte do João, ele já contou a alguns professores, porque está a ter uma péssima adaptação á escola, vômita, chora, doi-lhe a cabeça, na sala agarra-se ao cabelos ao ponto da mesa ficar cheia de cabelos, está a ser cumplicado, já não sei o que fazer.
    Fico muito angústiada, imagino ele.
    As aulas dele começaram dia 22 Setembro, fez ontem uma semana, vou esperar mais alguns dias se não passar tenho de levá-lo a um psicologo.
    Até breve

    ResponderEliminar