sexta-feira, 29 de maio de 2009

ALUNOS SEM APOIO

Boa noite a todos, sou a Estrela,

Venho informar todos os participantes deste blogue que acabei de enviar um e-mail parecido com o que fizemos para alguns Partidos Politicos e dois partidos já responderam que nos poderiam ajudar se lhes dissesse ao certo quantas crianças estão sem apoio especial e de que escola (os nomes dos Pais e das crianças não serão revelados) apenas o número de crianças e as respectivas escolas.

Por favor quem estiver sem apoio a que tem direito diga a escola a que pertence.
Não quero dados pessoais nenhuns.

Obrigada, todos juntos vamos conseguir a que os nossos filhos tenham um melhor apoio e um melhor futuro.
Estrela.

44 comentários:

  1. boa noite estrela

    ola, enviaste esse email para de pessoas dislexicas que frequentam o ensino superior ou a nivel basico e secundario.E que eu frqeunto universidade de Evora,no dia matricula comuniquei ao nucleo apoio Estudante do meu caso que foi diagnosticado tarde.Agora frequento universidade sem qualquer apoio ao nivel dislexia e tb ao nivel disciplinas( sem apoio suplementar). Nsse email refrenciaste as atitudes de alguns professores(90%) perante uma pessoa dislexica é que tem atiudes de indeferencia e ignorancia.

    Estrela obrigado por teres feito tanto por este blog e tb pela divulgacao da dislexia .

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Uma coisa é ter apoio, outra coisa é dizer-se que se tem apoio.
    A minha filha frequenta a escola EB/JI 1 de Sacavém. Ela está referênciada como Dislexica por um terapeuta em dislexia. Nesta escola, no 2º ano da minha filha, a professora faltou a maior parte do tempo - resultado - está repetindo o 2º ano com outra professora, que por azar, tambem faltou bastante. Agora está dando a matéria em avalanche. Apoio efectivo - nada. A professora do ensino especial não deve ter tempo disponivel pois é a directora da escola e tem outros afazeres.
    No entanto, nós pais, é que temos que lidar com estas situações. No ensino público é o que se vê. Haverá algum privado que seja indicado para este problema? Agradeço qualquer "ajudinha".

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a todos, sou a Estrela

    Seja muito bem- vinda Jota,

    Apoio efectivo é quase sempre teórico e não prático, infelizmente, é por isso que temos sempre que lutar pelos nossos filhos.

    Eu, pessoalmente, não conheço os privados.

    Na minha opinião, a Jota deveria procurar apoio especializado fora da escola. Aqui no nosso blogue tem as etiquetas "apoio especializado e apoio subsidiado" onde está tudo explicado como aceder a esse benefício.

    Sei que é um pouco cansativo reunir toda a documentação, mas os nossos filhos merece muito, muito mais que esse esforço, deve encontrar um terapeuta da fala ou um psicólogo que a ajude na preparação dos documentos todos.

    Vale a pena o esforço, não desista por favor.
    Estrela

    ResponderEliminar
  4. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    comentário para a Srª. Drª. Sónia Pereira,

    Senhora Doutora, sou eu, tomei a liberdade de solicitar a vossa ajuda.
    Como a mensagem de "alunos sem apoio" indica, necessitamos saber números de crianças e nomes das respectivas escolas para podermos dar resposta aos e-mails que mandamos e que agora nos solicitam estes dados. Sei que é dificíl, porque as escolas e a comunidade en geral receia dar estes dados, mas temos que continuar a lutar pour aquilo que acreditamos que é a defesa e protecção das crianças disléxicas, temos que olhar por elas, porque são o mundo de amanhã.

    Agradeço imenso a disponibilidade dispensada mesmo que não seja possivel nos ajudar,
    Estrela

    ResponderEliminar
  5. Olá Estrela!

    Como sabe (já expliquei anteriormente) a minha menina tem apoio socioeducativo, não apoio ensino especial, a verdade é que não fiz muita pressão para que o tivesse e... não posso dizer que estou descontente mas...tudo é muito incerto...
    Para ser sincera tenho algum receio disto, mas falei com o meu marido e ele concordou por isso posso dar a identificação da escola da minha filha mas preferia enviar-lho para algum email e não publicar aqui,(acho que já dei dados em demasia aqui). Até onde sei, a minha filha é a unica disléxica (diagnosticada) da Escola.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Agradeço a sua resposta e a sua franqueza.

    Informo todos os participantes que queiram ajudar nesta luta de direitos dos disléxicos que está á disposição o seguinte e-mail:

    direitos.dislexia@gmail.com

    não quero nomes de crianças nem de pais, só nome de escola e número de crianças sem apoio.

    Agradeço à Carla e a todos que participarem nesta luta.

    Estrela.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    O meu filho tem défice de atenção com hiperactividade, diagnosticado no final do 1º ano escolar. Está agora a terminar o 3º ano.
    No 2º ano, ainda não sabia ler, teve imensas dificuldades, mas essas dificuldades foram atribuídas ao défice de atenção e não foi feito mais qualquer despiste. Teve prof. de apoio diário na sala de aulas para ajudá-lo, e no final do 2º ano, já lia, embora com alguma dificuldade. Conclusão: no 3º ano a prof. não achou necessário manter o apoio. Aí tudo piorou... em vez de avançar mais na aprendizagem e embora medicado para o défice de atenção e hiperactividade, começou a regredir. Recentemente, levei-o a uma clínica para ser feito o diagnóstico da dislexia, e foram confirmadas características disléxicas na leitura e escrita, embora sem problemas de lateralidade. A verdade é que consegue ler... mas não entende absolutamente nada do que lê! Embora não tenha dificuldade em cálculos matemáticos, como não entende os enuniado, também não consegue resolver problemas. Estamos a chegar ao final do 3º ano, a prof. vai passá-lo para o 4º ano mas não atingiu os objectivos, no último teste de português teve 23% ! A prof. vai sinalizá-lo agora para ter apoio do ensino especial no próximo ano, não sei como se vai prossessar... espero realmente que volte a ter apoio, pois não vejo forma de o ajudar nesta luta. A escola já tem vários relatórios médicos, pois é seguido por psicólogos e pedopsiquiatras em consulta de desenvolvimento, inicialmente devido ao DDAH, mas já dipõem também de relatório sobre a dislexia. Ainda não sei se vai ou não ter apoio específico... espero sinceramente que sim!

    ResponderEliminar
  8. Boa noite

    Senhora Estrela, hoje à tarde envia-lhe email para direitos.dislexia@gmail.com, para possibilidade de consegiur pais e filhos dislexicos ao programa voce na tv da tvi que vao abordar tema dislexia no dia 6 julho .Eu gostava saber a sua resposta para dizer a jornalista que me enviou um email de convite mas eu nao posso estar presente e disse-le se calhar era possivel arranjar pais ou filhos dislexicos, por isso envia-lhe esse email tb eu gostava que vosse entar-se em contacto com essa jornalista.Estela na minha opiniao estamos a conseguir o caminho para sucesso divulgacao dislexia eu proprio ja mandei muitos emails para comunicacao social por esse motivo me convidaram .


















    com melhores cumprimentos

    Portista

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, Estrela.
    Em primeiro lugar peço desculpa por não te respondido logo, mas só agora vi esta mensagem. Estou disponível para ajudar! Mais concretamente, qual era a ajuda pretendida?

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Acabo de ver o Você Na TV, no qual este blog foi promovido, e passei só para dar os Parabéns à fundadora deste blog, pois realmente, este tema ainda é muito pouco abordado neste país, e Sim, infelizmente, e talvez por falta de informação especializada, muitas crianças e jovens, ainda são muitas vezes postas de parte, e tratadas como preguiçosas ou 'burras'.
    Para isto, deveria ser dada uma acção de formação aos professores (essêncialmente do 1º ao 4º ano), bem como aos Educadores de Infância, pois estes, também poderão de certa forma, detectar possíveis desvios (tendo em conta que é nas pré-escolas que são ensinadas as primeiras letras, os sons das respectivas letras e palavras). Mais uma vez, parabéns à fundadora, pois este é realmente um óptimo sitio onde os pais podem deixar os seus comentários, ou desabafos em relação ao 'problema' central deste blog. Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Estrela,
    Através do programa da TVI transmitido hoje tive conhecimento do v/blogue, muitos parabéns é formidável.Neste momento estou com um pouco de pressa ams oportunamente voltarei a visitá-lo.Só quero dizer, tenho um filho com 11 anos, a frequentar a EB2-3 S.Julião da Barra em Oeiras, e que não dão qualquer apoio a este meu problema do meu filho, enquadraram no decreto 3/2008, não tem mais tempo para realizar os testes,a as aulas de aopio qu lhe são prestadas são apenas um acrescimo das normais e que o dificultam ainda mais.Não sei o k fazer.

    Maria

    ResponderEliminar
  12. Bom dia eu chamo-me Cármen tenho uma filha de 7 anos que passou para 3º classe e ando com ela na terapeuta da fala,ela pensa que a menina tem dislexia o professor na escola disse-me que ela não tem motivação e não gosta da escola pois ela não sabe ler.Onde eu posso procurar um especialista nesta área.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia eu chamo-me Cármen e sou de Esposende.Eu tenho uma filha de 7 anos que anda na terapeuta da fala e a medica dela pensa que ela tem dislexia.O professor dela disse que la não tem motivação e não gosta da escola pois ela passou para a 3º classe e mal sabe ler e troca algumas letras eu já a meti numa explicação para poder ajuda la mais.Agora pedia que me disse-se onde posso procurar mais ajuda para ela.

    ResponderEliminar
  14. Olá a todos eu sou disléxico tenho 35 anos, apesar de ser licenciado fiquei marcado pela minha passagem pela escola. Não é fácil para uma criança perceber que é diferente das outras que não consegue aprender a escrever e ler. No meu caso como era um excelente aluno a matemática isso deu para conseguir de alguma forma atenuar os meus medos e perceber que não era burro pois a matemática não havia melhor. Agradeço o trabalho que vocês estão a fazer e continuem a divulgar a dislexia, pois essa será a melhor ajuda que nos podem dar. Tenho a certeza de que somos muitos mais do que as estatísticas dizem pois a quem passa uma vida sem saber que afinal era disléxico e não burro.
    Álvaro

    ResponderEliminar
  15. só no final do 3º periodo( 9º ano) sobe q a minha filha tinha dislexia Sempre teve dificuldaes de aprendizagem mas teve de realizar as provas globais como "Normal"Teve apoio pago por mim mas não gosta da escola e tem baixa aulto-estima. Coloquei-lhe lentes prismáticas em Barcelos e reconheço q está bem melhora.

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde, tive conhecimento do blog através do pgm da tvi. Sou mãe de uma criança com 11 anos, tem dislexia e síndrome de hiperactividade e défice de atenção. Vai frequentar o 5º ano na escola secundária de Águas Santas na Maia, e estou preocupada quanto ao apoio especializado na escola. Até ao momento o meu filho só teve apoio especializado no ano lectivo 2006/2007 quando frequentava o 2º ano. Apartir daí e até ao 4º ano frequentava as aulas do apoio escolar dado pela professora. Está sinalizalizado com dificuldades de aprendizagem e não ao abrigo do decreto-lei nº 319/91 embora eu apresente na escola todos os anos relatórios de avaliação médica e informação do acompanhamento pela terapeuta da fala. Pretendo saber que mais posso fazer para que o meu filho possa ter o apoio a que tem direito.
    Bem Hajam pela fundação deste blog.Ass: Paula Garcia

    ResponderEliminar
  17. olá...bem neste caso nao sou a mae nem o pai do aluno,mas a própria aluna.
    como a estrela ja tem, alguma experiencia neste caso gostava que me podesse esclarecer algumas duvidas. Na minha primaria uma professora disse á minha mae que eu poderia ser dislexica,mas isso ficou por ai ninguem se mexeu nem a minha mãe nem a minha professora.Durante o meu ciclo tive alguns problemas principalmente na disciplina de português,mas tentei nunca ir a baixo.Pois hoje em dia continuo a dar muitos erros e na leitura tenho sempre alguns problemas a pornunciar algumas palavras.este ano disse há minha professora de português,ela sabia que eu tinha algumas dificuldades.e que devia falar com o meu director de turma para ver se podia ter algum genero de apoio.ele foi se informar e disse que era tarde de mais, porque o apoio só dava para aquelas pessoas que detectaram o problema mais cedo,que agora já nao se podia fazer grande coisa.a minha questao é se isso é verdade, ou se eu ainda devo ou posso fazer algo? pois para o ano vou ter exame de Portugues e se tivesse algum relatorio a dizer que tinha algum problema de fala e escrita era melhor para mim.pois uma cotaçao do exame é para a correçao linguistica(os erros)no qual eu dou muitos.Posso ter o conteúdo certo mas a forma nao.se me podesse dar a sua opiniao.ou quem queira me ajudar o meu mail é claudia_blue92@hotmail.com.
    com os melhores comprimentos

    ResponderEliminar
  18. Tive conhecimento do blog através do meu marido que viu o programa na televisão no canal da TVI,e gostaria de dizer que temos uma filha com 14 anos ,desde os 3 anos de idade que lhe foi diagnosticado um atraso mental devido a eu ter tido Rebeula nos primeiros 3 meses de gestação,sabiamos que ela iria nascer com problemas de saúde,mas a verdade no meio disto tudo é que apesar de todo o apoio médico que tivemos ,quando chegou a altura da escola foi-lhe negado qualquer tipo de ajuda ,por esse motivo mudamo-nos para Inglaterra onde a nossa filha tem agora o apoio escolar,numa escola para crianças de ensino especial...e o que é mais engraçado é que ela agora fala Português e Inglês,quando em Portugal ela com 9 anos não fazia construção de frases e diziam que ela não era considerada uma criança de ensino especial.

    ResponderEliminar
  19. Olá!
    Se existia alguma duvida quanto à necessidade da divulgação da Dislexia e TDAH, depois de toda esta reacção ao programa, que infelizmente não vi, parece-me que está mais do que claro...
    Mais uma vez parabéns Estrela, ou parabéns a nós se preferir, mas acredito que uma boa parte do mérito é sua.
    No que me diz respeito, Obrigada pela sua força e determinação assim como pelo espirito de entreajuda.

    (Já enviei o mail com o nome da escola, espero que ainda vá a tempo...)

    Carla Ferreira

    ResponderEliminar
  20. O Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” vêm mais uma vez congratular a equipa e as pessoas que participam neste blogue por todo o esforço que têm vindo a realizar em prol da divulgação e discussão pública sobre o tema Dislexia.

    Bem hajam e parabéns,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”

    ResponderEliminar
  21. Parabéns pelo vosso esforço e por existirem.

    Apenas quero deixar uma pergunta onde está a Associação Portuguesa de Dislexia, no meio disto tudo?

    Fernanda

    ResponderEliminar
  22. Olá eu sou a Berta, sou de Barcelos.
    Tenho uma filha que sofre de dislexia grave.
    Ao fim de cinco anos e de muita luta, consegui que alguem me fizesse o despiste de dislexia no qual se confirmou dislexia grave. Durante esses anos a minha filha não teve qualquer tipo de apoio escolar ao qual tinha direito.
    Agradeçia se me podessem dizer o que a minha filha tem direito a partir do momento em que lhe foi feito o diagonóstico. Obrigado
    mariabertacruz@sapo.pt

    ResponderEliminar
  23. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Agradeço imenso a participação de todos vós, as felicitações são para todos os participantes e seguidores deste blogue.
    Estamos a lutar por apoios, protecção dos jovens disléxicos e disvulgação da disléxia, tome a liberdade de solicitar a todos solidariedade e ajuda mútua com o objectivo de tentarmos resolver as dificuldades de uns dos outros.

    Apelo a todos que participem para o bem dos nossos filhos, eles são a nossa batalha.

    Estrela

    ResponderEliminar
  24. VOÇÊ É UM ESPECTACULO :D

    ADOREI VE-LA NA TVI

    silvia_ribeiro_@hotmail.com adicione

    ResponderEliminar
  25. Olá,

    Queria dar as boas vindas a todos! Espero que aproveitem bem o espaço e se consigam entre-ajudar ao máximo. A experiência de alguns pode ser bastante valiosa para outros! Não hesitem em trocar experiências e opiniões e ajudar todos aqueles que têm deixado questões e partilhado preocupações!

    Também gostei muito do programa da TVI e sei que a Estrela gostaria de ter falado mais sobre o problema da falta de apoio nas universidades... espero que surjam outras oportunidades!

    Cumprimentos a todos,
    Carla

    ResponderEliminar
  26. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Vou dar a minha opinião aos seguintes participantes :
    Rita Marques
    Chokapike
    Paula Garcia/Santos
    Anónima aluna "Claúdia"
    Berta de Barcelos
    anónima "loira" na mensagem "Agradecimentos"


    Em primeiro têm que ter relatório médico de um psicólogo (que tenha experiência em fazer testes de despiste de disléxia), Esse relatório é em seguida apresentado na escola ,(agrupamento escolar ou psicóloga da escola ou Director).
    Um concelho, deve falar com muito jeitinho e calma porque são pessoas essenciais e que vai ter sempre falta.

    Se não derem andamento nenhum e disserem que não há apoio especializado nem vai ser inserido no Decreto-lei 3/2008 de 7 de Janeiro deve escrever uma carta com aviso de recepção á Direcção Regional de Educação da vossa Região, explicando que tendo relatórios médicos comprovativos como o seu filho é portador de disléxia (grave, visual...) vem solicitar esclarecimentos sobre a aplicação do Decreto-lei 3/2008, salientado que de acordo com o nº2 do art.º 5º do citado DL a referenciação do aluno pode ser efectuada por iniciativa dos pais. (é uma carta mais ou menos assim entre outras coisas, pedido também a colaboração no sentido de ser encontrada uma solução para o caso, sempre com muito jeitinho e diplomacia).

    Quando receberem a resposta, tenho quase a certeza que será positiva, deslocam-se á escola a solicitar o apoio desejado.
    Pode acontecer, e deve acontecer infelizmente, que na escola não exista Professora do ensino especial, solicitam na mesma que o aluno seja inserido no DL 3/2008 para poder usufruir do direito de ter testes mais curtos, não terem em consideração os erros, mais tempo para efectuar os testes e sobretudo nos exames nacionais serem avaliados por um "júri especial"

    Podem e deve procurar apoio especializado fora da escola ou através de Terapeuta da fala ou Psicóloga utilisando o subsidio da Segurança Social, parece complicado mas não é, e vale apena. Aqui no blogue encontram todo o sistema do processo e o Terapeuta ou a Psicólogo já deve saber também de processo de serem pagos a através da Segurança Social.

    Estes processo tanto a nível da escola como da Segurança Social todos os anos devem ser renovados.

    Apelo também aos participantes mais antigos para darem opiniões, esclarecimentos, ajudarem, serem solidários com os nossos novos participantes, todos juntos é que conseguimos, ou não me digam que vieram todos de férias para o meu Algarve? Mesmo a assim sendo não estorva a solidariedade.

    Pelos nossos filhos nunca devemos baixar os braços.

    Estrela

    ResponderEliminar
  27. Olá a todos.

    Gostaria de deixar aqui um comentário/resposta à Maria. Conheço a escola S. Julião da Barra, pois sou psicóloga nessa zona e acompanho algumas crianças dessa escola que, de facto, têm apoio.

    Por vezes, algumas crianças não têm apoio por não terem sido submetidas a uma avaliação psicológica, outras crianças também não chegam a ter apoio por ausência de confirmação de diagnóstico (por não terem todos os sintomas mínimos necessários para que as medidas sejam elegíveis) ou por vezes não têm a avaliação actualizada ou ainda podem ainda não estar avaliadas segundo as normas da CIF.

    Sugiro que contacte a escola e que leve toda a documentação necessária, de forma a conseguir perceber qual terá sido a falha e garantir que no próximo ano lectivo consiga obter todos os apoios a que tem direito. Saliento que deve fazê-lo com a devida antecedência, para que no início do ano lectivo o caso já esteja esclarecido.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  28. Ola estrela sou a mãe da Inês de 7nos de Esposende eu quero dizer que já fui com ela a uma especialista neuro pediatra de dislexia e que já ia tarde pois eu acho que não e normal o prof. passa-la para a 3ºclasse e ir andar com os livros do 1ºano mas ele também já sabe e vai trabalhar com ela doutra maneira.Obrigado por tudo e obrigado por terem criado este blog para uma pessoa poder desabafar...

    Cármen de Esposende

    ResponderEliminar
  29. Boa noite amiga, em fim encontrei um lugar onde posso desabafar minha imensa angustia, tristeza e preocupação. sou mãe do João victor que é portador de retardo mental. dese os 2 anos de idade a neuropediatra me indicou pra eu colocar ele na creche para q ja se trabalhasse a parte de socialização. qdo depois foi pra duas escolas particulares onde me indicaram para colocar ele numa escola especial q seria maravilhoso e ia ajudar ele e mto. ao completar 7 anos o joão foi pra uma escola da prefeitura onde foi um horror. falaram q ele tinha q ficar isolado, apenas com uma professora pois só assim a professora ia poder dar ateñçaõ exlusiva a ele. nesse tempo João regrediu e mto e seu convivio com as crianças piorou. os medicos me aconselharam a colocar ele numa turma de classe especial com outras crianças e fiz. Hj o João esta 2 anos em outra escola e com 9 anos de idade. estuda em uma escola da prefeitura, só q eles estão doidos pra tirar ele da turma e colocar ele numa numa outra escola e novamente sozinho. todos os dias qdo vou busca-lo ja vou com uma tristeza imensa pois sei q vou ter reclamações e vejo o qto a professora tem vontade de tirar ele da turma. ele em casa, na vila olimpica onde faz as atividades, na terapeuta ocupacional e pras outras pessoas com quem convive tem um tipo de comportamento, ja no colegio tem outro. não sei o que ocorre e nem sei a quem recorrer. a professora fez um relatório absurdo sobre meu filho e disse q ia entregar na secretaria da escola pra que fosse enviada pra CRE, disse pra ela q se fosse preciso eu iria a ouvidoria da educação e não ia querer q meu filho volta-se a ficar sozinho só pq ele é o que precisa de mais atenção. os meninos da sala dele ja estão nessa classe especial a mtos anos e são mais velhos que ele, tudo na fase dos 14 pra cima. ele só tem nove. se bem q os poucos de 13 são os que entraram agora e os outros ja estão na escola a mtos anos. eles querem crianças especias na turma q sejam uns anjinhos mais nem todos são assim pois cada um tem um jeito. Hj recebi um telefonema pra eu comparecer a CRE amanhã dia 11/09/09 e ja sei q foi o relatorio q chegou ate eles e vão querer que mude ele. eu não quero, sei q vai ser pior pro meu filho. vc não faz ideia do qto estou triste. mais vou chegar la e não vou querer, sei que eles não vão poder obrigar meu filho a sair da turma. desde que João ictor foi pra escola da prefeitura só tenho tido reclamações e reclamações. ja nem sei o que fazer. Moro no Rio de janeiro no Bairro de Santa Cruz e a Escola é a Tenente renato césar da prefeitura. o mais triste pra mim é a professora dizer coisas absurdas do João victor ja que ela não é medica e jamais poderia dar os diagnosticos dele. fiz exames nele no SARA-RIO, MENINO JESUS E AGORA ESTOU NO POSTO AQUI DE PERTO. TODOS ME DERAM O DIAGNOSTICO DELE COMO SENDO RETARDO MENTAL DO GRAU LEVE. E TODOS ME INDICARAM PRA ELE ESTUDAR NUMA TURMINHA ESPECIAL E NÃO SOZINHO. POR FAVOR GENTE ME AJUDE, NÃO SEI O QUE FAZER E NEM COM QUEM CONVERSAR. SÓ DEUS MESMO PRA ME AJUDAR A PROSSEGUIR. VOU DEIXAR MEU MSN. cristianebezerrarj@hotmail.com OBS: ESTRELA, DESCULPE PELO DESABAFO E HJ AGRADEÇO POR TER ENCONTRADO ESSE BLOGUE. BJOS E FIQUE COM DEUS.

    ResponderEliminar
  30. eu sou mae da ines eu hoje fui a escola saber porque ela ainda nao tem a professora de apoio o professore disse que ela nao ia ter porque elas dao prrioridade aos aluno da quarta classe mesmo eu temdo levado todos os papeis do medico para ela ter direito ao apoio eu queria referire a escola e a escola eb1 de esposende antonio correia de oliveira esposende.

    Ass: Carmen

    ResponderEliminar
  31. a minha filha chama se ines alexandra e esta na escola eb1 de esposende antonio correia de oliveira ela nao tem opoio na escola.

    ResponderEliminar
  32. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Carmen, se já entregou na escola o relatório onde consta que a sua pequenita é portadora de dislexia e se ela não foi inserida no Decreto-Lei 3/2008, então tem que escrever uma carta para o Exmo. Senhor Director Regional de Educação da sua região mencionando esses factos ( o sendo dislexica e não sendo inserida no Decreto-Lei 3/2008).
    Se tiver alguma dificuldade eu mande-lhe um modelo de carta.
    Se a sua menina tem uma relatório médico como dislexica tem direito a apoio.

    Força Mãe, vale apena lutar.

    Estrela.

    ResponderEliminar
  33. Eu sou a carmen e se fosse possivel vc enviarme o medelo eu ficava muito agradecida.
    Muito obrigada pela a ajuda Estrela.

    ResponderEliminar
  34. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Carmen faça-me o favor de enviar um endereço de e-mail para eu poder lhe endereçar o rascunho da carta que vai enviar para a Direcção regional de Educação do Norte ( Esposende fica no Norte não muito longe do Porto é isso ou não?).

    Obrigada.

    Estrela

    ResponderEliminar
  35. sim e perto do porto.

    O email é: carmenfcp@hotmail.com
    muito obrigada por me tar a ajudar

    ass:Carmen

    ResponderEliminar
  36. estou a conseguir k ela entra pro apoio.ja foi 3 vezes a psicologa da escola, agora so estou a espera do resultado da psicologa.não precisei de mandar a carta obrigada por me ter enviado, mas eu fui ao agrupamento da escola e ameacei k ia mandar a carta para a "DREN" pois então desde ai komessaream a resolver o problema da minha filha.


    ASS: Carmen

    ResponderEliminar
  37. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Carmen, estou muito feliz por si, desejo que tudo corra pelo melhor e consiga apoio para a sua menina, força... a sua menina é o melhor do mundo.
    Estrela

    ResponderEliminar
  38. boa noite estrela eu venho comuncar lhe que com muita luta a minha filha ja começou o 2 periudo com o apoio especial muito obrigado e quero dizer aos outros pais que nao desistam de lutar por os nossos filhos. desejo um bom ano para todos e em especial a estrela.

    ResponderEliminar
  39. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Para o Senhor ou Senhora Anónima, estou muito feliz por ter conseguido o apoio especial para a sua menina.

    Tem razão nunca se deve desistir de ajudar os nossos filhos e de lutar por eles, eles são a nossa vida. Espero os vossos comentários, novamente, neste blogue sobre o ensino especial e sobretudo dislexia.

    Já agora, um execelente Ano Novo para todos e não se esquecem que doar e dar ao próximo sem esperar nenhuma troca é o mais dificíl testemunho da nossa existência.(na mimha opinião é).
    Estrela.

    ResponderEliminar
  40. Boa noite a todos.
    No Brasil estamos enfrentando os mesmos problemas com nossos filhos disléxicos, escolas, e apoio pedagógico.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  41. Boa noite a todos.`
    Parabéns para todos, no Brasil enfrentamos os mesmos problemas com nossos filhos disléxicos, falta apoio escolar, e desconhecimento sobre o tema.

    ResponderEliminar
  42. Boa noite Estrela,

    Fiquei muito surpresa ao ver este bom blog, pois tenho o meu filho de lhe foi diagnostico aos 8 anos ( hoje tem 13 e frequenta o 8º ano) Dislexia/Disgrafia e de como deve de calcular é a maior confusão, nao para mim mas para ele, nao consegue acompanhar as aulas porque infelizmente o que escreve á pressa nao percebe nada mais tarde, ele está inserido no Decreto-Lei 3/2008, porque já foi avaliado por particulares tendo sido entregue na escola os relatórios, mas infelizmente neste momento de grande crise nao tenho dinheiro para que seja acompanhado por tecnicos especializados e na escola a ajuda que recebemos é e só, mais tempo para fazer os testes, e avaliação especial nos ditos teste e nao em todas as disciplinas, peço desculpa por este desabafo, mas já nao sei o que fazer......

    Desde já agradeço por poder ler alguns relatos e ver que infelizmente nao somos os unicos que se encontra neste barco.

    Se alguem me poder ajudar....fico de todo agradecida em nome do meu filho :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  43. Olá Estrela, sou uma jovem mãe desesperada, pois à 3 anos diagnosticaram Dislexia ao meu filho; desde aí tenho vindo entregando constantemente relatórios na escola ao professores, mas a verdade o Agrupamento tem negado dar-lhe apoio onde este ano que está a terminar mal lhe deram. Hoje a professora telefonou-me e disse que em Setembro não darão mesmo essa ajuda pelo facto do meu filho ter nos relatórios Deficiência moderada ( uma escala de 2 a quase tudo do gráfico) e querem só dar ajuda com escala 3( grave). Não sei mais o que fazer. Ele tem 11 anos está na escola EB1 Casais da Serra- Landal Caldas da Raínha.

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde a todos, sou a Estrela,

    Temos que apreender a ir á luta jovem mãe!!

    O que faria se fosse o meu filho era:
    ter um relatório de um psicologo onde consta que a perturbação é grave e não moderada, porque nas escolas só é considerada a pertubação dislexica grave (pode até ser mencionado que devido á falta de apoios a dislexia moderada passou para grave, agravou-se o que é normal não tendo apoio!)
    Mas como infelismente os apoios nas escolas são escassos, é melhor não contar com eles. O importante a meu ver é a escola inserir a criança no DL3/2008 para quando chegar ao ano dos exames (9º,11º,12º)o aluno poder usufruir de um júri especial para a correção, para não ser chumbado por erros.
    No que diz respeito ao apoio pode conseguir fora da escola. Se tiver um médico de familia que se interesse pelo caso, pedir uma credencial para um psicologo ou terapeuta da fala, se não procurar um destes especialista conhecedor da burocracia necessária e pedir subsidio á Segurança Social no mesmo nome que o abono de familia. Existe dois escalões:
    1) Segurança Social paga totalidade das consultas
    2) Segurança Social paga metade das consultas,
    se o vencimento atingir uma certo plafond não terá direito a pagamento nenhum. Mas não desista já!
    O relatório como o subsidio têm que ser tratado anualmente. devia ter começado já ontem a tratar desta papelada toda para em Setembro ter o apoio, cada dia que passa é um dia perdido. Pode com muita paciência dar pequenos grandes apois em casa ( está tudo esplicado neste blogue não vou repetir para não maça ninguém)
    existe oa blogues crescer e aprender assim como inclusoaquilino. blogspot.com que são também bons a falar sobre dislexia, pelo menos a nossa ansiedade fica menor.
    Vá dando informação sobre os acontecimentos para incentivar outros pais a não desistir, porque o amor de mãe pelo seu filho é diferente de qualquer outro. Não há leis, nem piedade, nem remorsos ele extermina todos os entravem o seu caminho. não se esqueça e vá á luta, saiba argumentar.
    Estrela

    ResponderEliminar