segunda-feira, 16 de março de 2009

apoio especializado

A minha filha não tem acompanhamento de professora de apoio especializado. Já meti os papéis no iníco deste ano e até agora não tenho notícias nenhumas. Entreguei o relatório do médico à professora e ela entregou ao agrupamento. Alguém já passou pelo mesmo? O que posso fazer para o processo ser mais rápido e a minha filha ter o apoio que precisa o mais rapidamente possível?

Obrigada,
Luísa

44 comentários:

  1. Sou pai de uma menina com 7 anos e a qual apresenta uma dificuldade de aprendizagem, devido ao facto de ter dislexia.

    Tenho desde de Janeiro de 2008, altura em que foi diagnosticada a Dislexia na minha pequenita, vindo a tentar obter informação sobre o que é a dislexia e em simultâneo vindo a desenvolver um trabalho de pesquisa sobre o mesmo tema.

    Desde que foi diagnosticada a Dislexia à minha pequenita ela tem recebido apoio especial, num gabinete de psicologia, em Benfica, pela excelente Dr.ª Sofia, e posso dizer que temos obtido grandes resultados escolares, no que diz respeito à capacidade de aquisição de conhecimentos e de métodos de trabalho que a minha pequenita conseguiu ganhar.

    O método utilizado é uma conjugação de vários métodos e técnicas existentes e criadas por vários psicólogos, nacionais e estrangeiros, especializados nesta área.

    No entanto tenho tido uma dificuldade enorme em obter qualquer tipo de informação e ou apoio nos organismos e ou entidades em Portugal.

    Salvo através de alguns, e digamos desde já, excelentes profissionais que se dedicam a esta causa, tais como a Psicóloga que acompanha a minha filha, Exma. Sr.ª Dr.ª Sofia Alves, tal como a Dr.ª Paula Teles, que não teve medo de publicar os seus trabalhos e métodos, para que outros profissionais pudessem também usufruir destes, o que não é normal neste país, e não, não tenho nada a ganhar com esta publicidade, e para todos os outros profissionais que ajudam diariamente as nossas crianças.

    No entanto quero deixar aqui a minha mensagem de desagrado e digamos negativa, esta minha mensagem é apenas uma opinião pessoal, que se calhar também é partilhado por outros pais de crianças com o mesmo diagnostico da minha pequenita.

    Assim quero falar um pouco da Associação Portuguesa de Dislexia, que tem uma actividade quase inexistente, no que se refere à divulgação do problema junto de todas as escolas do país, esta associação é basicamente um feudo de 2 ou 3 profissionais que se dedicam a ganhar dinheiro através da realização de 1 ou 2 Workshops por ano e pouco mais.

    Esta Associação para dar qualquer apoio solicita que nos tornemos associados, para tal requer um pagamento de 30€ por cheque, enviado para a sede da mesma, a qual tem como descrição dos seus corpos sociais uma única Professora Dr.ª, que não meto em causa a sua honestidade e ou capacidade profissional, apenas faço um desafio a todos vós para visitarem a página da Associação Brasileira de Dislexia, ai sim vão ver que é uma verdadeira Associação http://www.dislexia.org.br/ .

    Esta Associação não apresenta qualquer relatório de actividade e ou explicação sobre a forma que aplica o capital recebido, quer sobre a forma da cotas de associados e ou das actividades que desenvolve, com os capitais recebidos.

    Se calhar estou a ser injusto mas baseio-me na informação disponível na página oficial desta Associação.

    Espero que esta minha mensagem choque alguns de vós e nos leve a todos a pensar um pouco mais no que temos ainda por fazer no nosso país, sim eu sou Português e não quero ficar apenas pelas criticas, quero usar o que existe de bom e fazer alguma coisa pela minha pequenita e por este nosso país.

    Quero que as nossas crianças que têm um elevado potencial e um QI, em média, muito elevado, sejam capazes de vingar no futuro, temos que nos consensualizar que o futuro do país pode estar nas mãos destas nossas crianças, vejam os exemplos de pessoas extraordinárias a nível mundial, que tinham dislexia.

    Vamos de uma vez por todas mostrar a experiencia individual, que de certo todos nós temos.

    Vamos de uma vez por todas trocar as experiencias obtidas, através dos vários métodos e técnicas que usamos com os nossos filhos.

    Vamos com todas estas iniciativas e outras todas que existirem dar apoio aos pais das crianças deste país que não tem conhecimento e ou meios financeiros para apoiar as suas crianças.

    Organizemo-nos numa verdadeira Associação, sem qualquer fim lucrativo e livre de preconceitos e ou condicionalismos de filiação monetária.

    Vamos de uma vez por todas organizarmo-nos numa Associação Portuguesa de Pais de Crianças Disléxicas.

    Não quero terminar sem deixar um muito obrigado à autora deste blogue que está a dar o exemplo a todos nós, está a tomara a iniciativa e a fazer algo.

    Obrigado,

    Marcos.

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  2. Sr Marcos,
    o quanto entendo as suas palavras.
    Nem preciso de visitar a dita página da Associação Portugesa de Dislexia, para entender que ela em nada apoia os pais tendo filhos com dislexia.
    Confesso que nem tinha ouvido falar dela.
    mas concordo consigo, no que toca a ser criada uma associação de pais com filhos com dislexia, para assim debatermos questões e ajuda mútua , no que toca a uma melhor compreensão da dislexia.

    Maria

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  3. Exma. Sr.ª D.ª Maria Guedes;

    Veja por favor a etiqueta Apresentações, neste blogue, lá poderá encontrar mais informação e maior detalhe sobre esta iniciativa.

    Temos já alguns “Pais Empenhados” a participar.

    Obrigado pelo seu comentário,

    Marcos Amaro

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  4. Luísa,

    A minha filha está na mesma situação que a sua. Estamos à espera há 2 meses e meio e nada. Já me disseram que tenho que escrever uma carta para o ministério da educação a queixar-me mas não sei muito bem a quem devo enviar a carta. Assim que sober melhor deixo aqui a direcção. Também me disseram que temos direito a consultas com psicólogo grátis. acho que isto se trata na segurança social mas ainda não sei muitu bem como porque só há cerca de uma semana comecei a ter estas informações.

    Marta

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  6. Boa noite a todos, sou a Estrela quero responder á Luisa e à Marta
    Primeiro deve ir à escola ver se têm professora de apoio ou psicologo , se a escola não tiver nem professora nem psicologo , perguntar de tem Associação de Pais, se a estabelecimento não tiver ninguém destes três elementos ir questionar directamente o Conselho Directivo, não tenham receio de fazer pressão porque é assim que se consegue algo de pequenito para as crianças com dislexia, mesmo fazendo muita pressão consegue-se muito pouco.

    Se não conseguir mesmo nada, não esperem muito tempo pela resposta, é escrever uma carta com aviso de recepção para a Direcção Regional de Educação da vossa Região ao cuidado do Exmº. Senhor Director da Direcção Regional de Educação da região tal. Escrever no final da carta no lado esquerdo "com conhecimento ao Ministério de Educação e Conselho Directivo da escola (nome da escola do aluno em questão e o local). Assim mandam fotocópia da carta enviada para a Direcção
    ao Ministério e à escola, sempre com aviso de recepção.
    a carta tem de ser simples e consisa.
    Ex. Sou mãe de um aluno que tem dislexia auditiva comprovada por exames médicos, tendo informado a escola (o nome de escola, não vale a pena põr nome do aluno) desta dificuldade de aprendizagem e entregue o relatório médico, solicito a colaboração de V.Exª. no sentido de obter apoio na escola.

    É uma carta mais ou mesmo assim....

    Entretanto, não vale a pena esperar pela resposta que pode levar tempo, podem pedir ajuda aum Terapeute da fala ou de psicologia/psicoterapia, os documentos necessários são os seguinte:

    Fotocópia do B.I. e Contribuinte do agregado familiar

    IRS de 2008
    Declaração da entidade patronal comprovativa do não pagamento ao beneficiário de qualquer subsídio para educação no ensino especial(se houver infelizmente alguén desempregado pedir declaração no Centro de Emprego)

    Fotocópia renda da casa

    Declaração do Terapeute ou Psicologo com informação do nº. e valor das secções

    Fotocópia B.I. e cédula professional de Terapeute ou Psicologo

    Solicitar á Segurança Social os impressos, são dois :
    Mod.RP5020-A/2004-DGSS, num dos impressos o Médico de familia deve pôr o seu aval no outro é o Conselho Directivo de Escola que deve assinar (por isso quando falar com o Conselho Directivo da escola faça pressão com muito jeitinho)
    e no mesmo impresso é também obrigatório a assinatura do ECAE ( Equipa de Coordenação de Apoios Educativos) se não houver na escola, o que é muito provavél porque a nossa querida Ministra acabou com tudo, de ser assinado pela Direcção Regional Educação da região en causa

    Nome e morada completa do beneficiário pelo qual a criança recebe o abono de família

    Parece muito complicado mas não é se encontrar um Terapeuta da fala ou psicologo que já tenha conhecimento desta modalidade de subsídio.

    Para vossa informação tenho conhecimento que um instituto em Lisboa está neste momento a dar consultas de psicologia/psicoterapia, a crianças com dislexia, nas escolas do Algarve utilizando este subsídio para pagamento dessas secções.

    É o Instituto de Psicologia Aplicada e Formação- Departamento de consulta Psicológia e Neuropsicologia na Avenida Almirante Reis nº106 Lisboa.
    Não tenho conhecimento que estejam também noutras regiões do País, mas era bom.

    Nunca se esquecem todo o tempo investido nos nossos filhos é tempo de ouro.
    Estrela.

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  7. Boa noite, meu nome é Gleice sou brasileira e tenho dislexia. Vivo em Portugal a 7 anos e fiquei contente em encontrar este blog. No Brasil há muitos sitios de conversação sobre dislexia e támbem na televisão fala muito sobre este tema. Deixo para vocês pais e também dislexicos este link para terem idéia sobre o que costuma passar na tv no Brasil. Espero que gostem e se precisarem saberem de alguma tecnica que se ultilizam no Brasil, estarei sempre ao dispor.
    REPORTAGEM NO FANTÁSTICO SOBRE DISLEXIA, TRANSTORNO ESPECÍFICO DE LEITURA QUE INTERFERE EM TODA A ESCOLARIDADE - MARÇO DE 2008

    http://www.youtube.com/watch?v=ziQhPUGd4qw

    Parabéns a todos os participantes deste blog,
    um abraço,
    Gleice

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  8. Gleice;

    O Brasil e a Venezuela são possivelmente os países onde o tema da Dislexia é discutido e debatido de forma mais aberta.

    O Brasil tem a vantagem de ter a fantástica Associação Brasileira de Dislexia, que permite não só a participação como a divulgação das mais diversas ferramentas de apoio.

    Mas felizmente Portugal tem também muitos profissionais empenhados e hoje tive acesso a um site de pais de crianças disléxicas, cá em Portugal, eu gostei e acho que vale a pena visitar.

    Aqui fica o endereço para quem quiser visitar.

    http://sites.google.com/site/paisempenhados/

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  9. Boa noite Estrela
    Obrigada. Hoje de manhã vi a sua ajuda mas não tive tempo para responder. Já fui falar com a professora da minha filha e expliquei-lhe o que me aconselhou fazer. Ela disse-me que me ajudava no que eu precisasse!
    Obrigada.

    Marta

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  10. Estrela,

    Os seus conselhos seriam muito bons se ainda estivesse em vigor o decreto lei 319/91.Desde o ano passado que o ensino especial só contempla crianças com deficiência ou necessidades educativas de carácter permanente, i. e.crianças com doenças do espectro do autismo,trissomia 21, paralisia cerebral, atraso mental, invisuais, surdos, etc. Tudo isto suportado por pareceres e relatórios médicos das várias especialidades. Infelizmente, a dislexia não consta neste rol de deficiências, porque não é reconhecida pela comunidade médica como tal. Os próprios professores do ensino especial não têm formação/conhecimentos para lidar com esta problemática. Muitos menos os professores que ministram os apoios educativos.Ou seja, para o Ministério da Educação, a dislexia não existe. Contudo, é bom que os pais lutem para que se mude este estado de coisas. É necessário que cada vez mais se compreenda estas crianças, para que cresçam felizes e mentalmente saudáveis, acreditando nelas próprias e nas suas capacidades, pois elas são tão inteligentes e capazes como qualquer outra criança.

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  11. Sou mãe de um menino com o mesmo tipo de problemas e tal como a Marta foi falar com a professora do meu filho sobre o que se poderia fazer, ao que infelizmente ela me respondeu que nada, pois as crianças com Dislexia já não estão abrangidas pelo regime do ensino especial.

    Fiz uma busca mais intensa na NET e existe um grupo de pais que está a reunir profissionais e estudos para ajudar os seus filhos e todas as famílias de crianças com Dislexia e Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade, creio que vale a pena ver e participar deixo aqui o blogue deles http://paisempenhados.blogspot.com/.

    Rita

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  12. Boa noite a todos, sou a Estrela, venho responder ao Srº Anónimo (comentário 25/03/09) e

    à Rita.

    Segundo o que a Escola e a Direcção Regional de Educação me informaram os alunos disléxicos não estão excluídos do Decreto-Lei 3/2008.

    No Dec.Lei 319/91, revogado pelo este novo Dec.Lei 3/2008, era suficiente a apresentação de um relatório médico para obter o ensino especial, ora acontece que com a entrada em vigor em Setembro 2008 deste no novo Dec.Lei. além do relatório médico, os alunos têm que ser submetidos a procedimentos de avaliação previstos nos artº 5º e 6º, esta avaliação é da responsabilidade da Escola só depois é que se pode concluir se a situação do aluno necessita a intervenção dos serviços de educação especial.

    Esta avaliação especializada é efectuada por referência à CIF (Classificação Internacional da Funcionalidade Incapacidade e Saúde) da Organização Mundial de Saúde.

    Para obter este Dec.Lei 3/2008 basta ir à Net "Diário da República 1º. série - Nº4 - 7 de Janeiro de 2008- página 154".

    Boa leitura e boa interpretação.
    Vale a pena lutar por tudo o que diz respeito aos nossos filhos.
    Estrela-

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  13. Olá Rita

    Tente falar com alguém do agrupameto (psicologa ou mesmo alguém do conselho executivo) porque a professora do seu filho deve ter a informação errada. A professora da minha filha e a directora da escola disseram-me que tenho direito a propor o Ensino Especial. Não perca tempo pois o 3º período está a chegar e pelo menmos no caso da minha filha vai ser decisivo ela conseguir o apoio para ajudar a não ter de repetir o ano.

    Boa sorte,
    Marta

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  14. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Quero saber novidades sobre a Luisa, se já foi à escola falar sobre o ensino especial a que tem direito,Dec.Lei 3/2008 artº 5º e 6º fala sobre avaliação da responsabilidade da escola se esta recusaros pais podem requerer o ensino especial mediante documentação considerada relevante para o processo da avaliação,não perca tempo, procure também um psicólogo ou um terapeute da fala subsidiado pela Segurança Social. Força Luisa, os nossos filhos são de ouro, eles merecem tudo de bom que temos para lhe oferecer porque são tão inteligentes ou ainda mais que os outros, têm um dom especial com eles que precisa ser desenvolvido, os miúdos que não são dislexicos não são portadores de um dom tão dominante (seja qual for ele, pintura, escultura, escritura, leitura, teâtro, arquitectura....)

    Agora para a Marta,

    Bravo Marta está no bomcaminho, lute que vale a pena, faça tudo para a sua menina (é menina não é) não chumbar o ano. É de uma extrema injustiça reprovar por causa de ser disléxico. Estrela.

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  16. Olá todos,

    Obrigada pela vossa ajuda e especialmente à Estrela que explicou tudo com tanta paciencia.
    Fiz como me disse, fui à Escola "fazer pressão" e acho que as coisas vão começar a andar para a frente. Já vou ter uma reunião no dia 23 de Abril com a professora e alguém de fora da escola que penso que trata destes casos.
    Assim que tiver mais notícias, vou contando.

    Obrigada,
    Luísa

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  17. Olá Luísa

    Fiquei muito contente por si e pela sua filha. Realmente temos que fazer muita força para o tempo não passar e nada acontecer. A sua filha já foi avaliada na escola para receber o apoio especializado ou foi só pelo médico? Se foi pela escola, foi a própria professora que fez a avaliação?

    Bjs,
    Marta

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  18. Olá Estrela

    È menina sim. Obrigada pelaforça!
    Estou à espera que a professora me dê notícias e entretanto queria perguntar se alguém recomenda um psiclogo na zona de Braga que tenha experiência com crianças com dislexia?

    Marta

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  19. Boa noite, sou a Estrela,

    Comentário para a Luisa,

    Luisa se quiser que lhe mande as tais letrinhas de várias cores da loja do chinês com as quais eu fazia os ditados de palavras ao meu filho, é só dizer aqui no blogue, não dê morada nem nomes,o carteiro entrega-lhe na mesma!

    Força Luisa,
    Estrela.

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  20. Boa noite a todos sou a Estrela,

    Marta, estamos muito longe e não conheço nenhum psicólogo na zona de Braga. Tente falar com o seu Médico de familia ou se houver uma psicóloga no seu Centre de Saúde talvez ele tenha alguma solução.

    Não desista porque vale a pena lutar pelos direitos dos nossos filhos, eles merecem tudo de bom, Estrela.

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  21. Marta;

    Tente a Associação Portuguesa de Dislexia, no Porto talvez a possam ajudar.

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  22. Estrela desde já queria agradecer de meter ofercido as letrinhas do seu filho,eu quando disse á minha filhota ela ficou toda contente.
    Se não for muito encomedo podia me mandar as letrinhas e digame coanto custão que eu paguas,é que eu não as encontro cá embeixo.
    Beijinhos

    luisa

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  23. Bos noite a todos sou a Estrela,

    Luísa, vou mandar-lhe as letrinhas o mais breve possível, são oferta de Pascoa para a sua filhota.
    Beijinhos para a menina, Estrela.

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  24. Estrela;

    Desculpe este meu comentário ser feito de forma pública, mas não posso de deixar de o fazer.

    Apesar de inicialmente não estarmos de acordo quanto a alguns tópicos, vejam-se comentários de 24 e 26 de Março, etiqueta Apresentações, a atitude de ambos face à Dislexia e à defesa das nossas “Estrelas de Luz” é a mesma.

    Assim e como publicamente manifestei o meu desacordo face à posição que evidenciou naquela altura devo também publicamente dizer-lhe que é o tipo de partilha que faz neste Blogue, diga-se desinteressada, humana e parece-me sincera, que o movimento “Pais Empenhados”, quem sabe futura Associação Portuguesa de Pais e Amigos de Crianças com Dislexia e TDAH, gostava de ver feito por todos os pais deste país.

    Desta forma e peço mais uma vez desculpa à autora deste Blogue, por fazer este desafio usando mais uma vez o seu espaço de trabalho, quero fazer um desafio à Estela para que colabore com o grupo de trabalho “Pais Empenhados”, pois este movimento necessita de pessoas como a Estrela, e claro como muito outros participantes neste Blogue.

    Marcos Amaro.
    Coordenador e
    Responsável pelo Projecto “Pais Empenhados”

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    Respostas
    1. Boa tarde!! durante as minhas pesquisas vim parar a este blog e eu
      gostava de saber onde fica a vossa associação.
      obrigado

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  25. Olá Luísa,

    Conheço um sítio no Porto (nas instalações da ESE ao lado do Hospital S. João) que se chama Unidade de Apoio à Escola Inclusiva que faz avaliações transdisciplinares e planos de intervenção (tenho um aluno que foi lá gratuitamente). Acho que estes planos de intervenção podem ser muito úteis porque são feitos em conjunto com a equipa, pais e professores e porque fazem recomendações fáceis e práticas não só para implementar na escola mas também em casa.

    Se tiver oportunidade de ir lá, deixo os contactos:
    tlf: 22 507 34 92; E-mail: uaei@ese.ipp.pt

    Se precisar de mais alguma informação ou ajuda, é só dizer.

    Carla

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  26. Luisa:

    Sou de Braga, como disse na minha apresentação, à minha menina só agora lhe foi diagnosticada Dislexia, não está a ter apoio especializado na escola, disseram-me que não tinha direito, apenas tem apoio ao estudo acompanhado ( mesmo antes do diagnóstico)conseguido com o favor da professora, a quem tenho muito a agradecer por todo o apoio e dedicação dado à minha pequenita - chegou mesmo a pedir ajuda a uma sua vizinha professora do ensino especial para saber como melhor trabalhar com ela.
    No entanto como já referi, a minha filha tem apoio pedagógico especializado, ás vezes ainda é ajudada pelas terapeutas da fala e tem sessões de psicologia, tudo no CERELPE-centro de recuperação da linguagem e psicologia educativa - perto do centro de camionagem - nuns prédios cremes relativamente recentes nas trazeiras do centro de camionagem) Eu pago como particular sendo reembolsada posteriormente pela ADMG, não sei se trabalham diretamente com a segurança social, mas que ajudam com a papelada, isso eu sei...
    No que se refere às letrinhas da estrela, queria apenas dizer que eu uso os quadradinhos de letras do scrable-o jogo de palavras e também comprei uns cubos de letras na loja de brinquedos Brinka-no Bragashopping.

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  27. Boa noite a todos sou a Estrela,

    Comentário para a Carla(de Braga)

    Carla permita-me que lhe tratar por Amiga Carla sabe porquê? Porque é uma Grande Mãe Coragem e Mulher com muita Força de vencer, luta contra tudo e todos, eu comprendo-a perfeitamente porque também estou sozinha a lutar
    e ninguém nos comprende, só queremos é o melhor e ao pensar no futuro deles ficamos desemparadas e desesperadas.

    A sua menina tem direito sim e muito direito a um apoio, Amiga Carla, escreva para a Direçcão Regional de Educação da sua Região.Eu não me quero aqui repetir, peço-lhe o favor de ler nesta mensagem do Apoio Especializado acerca do novo Descreto-Lei 3/2008 e da CIF( Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde).
    Amiga Carla dê-nos notícias e do fundo do coração nunca desista de ajudar a sua menina , todo o meu pouco conhecimento eu posso transmiti-lo para que obtenha apoio na escola, só quero ajudar.
    Não encontro mais palavras par exprimir o que sinto pela sua luta.
    Estrela.

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  28. Queria agradecer e fazer uma correção:
    - Obrigada pelo apoio de cada um em particular e ao blogue no geral, nunca participei em nenhum (estas coisas da net são muito recentes para mim e ouvimos tantas coisas que ainda tenho algum receio) mas aqui, identifiquei-me e emocionei-me... À muito que sentia a necessidade de partilhar experiências com pessoas que soubessem do que estou a falar; sempre tive muito apoio de amigas e familiares mas é do tipo " deve ser mesmo dificil!" ou "não consigo imaginar se fosse comigo!" fica-se à mesma com o sentimento de que estamos sózinhos na nossa luta. É mesmo muito reconfortante estar no meio de pessoas "iguais".
    A respeito, apenas uma ideia, talvez fosse igualmente benéfico a criação de um espaço/blogue onde as próprias "estrelas de luz" podessem trocar experiências e dicas entre elas. Teria de ser bem pensado por questões de segurança...Acredito que seria bom para eles, já comentei o quanto foi proveitoso para a minha filha, perceber que não era a unica apenas pelo livro que comprei ( "Tenho Dislexia" de Jennifer Moore-Mallinos - Edições Nova Gaia).

    -Pareceu-me que o Marcos estava a dirigir o convite (apresentações) a mim, apesar de dizer Sónia, se foi agradeço muito mas como, já pôde verificar, vivo um pouco longe de Lisboa, pelo que não me é possivél, talvez numa outra oportunidade, mais perto? No que se refere ao projeto Pais enpenhados,queria felicitá-lo e agradecer-lhe - faço tensões de enviar os meus dados. Obrigada.
    - Queria dizer à Estrela que já tinha lido e imprimido a sua informação e que já me estou a preparar para a por em prática, até porque acredito que terei todo o apoio da escola uma vez que sei que a professora do ensino especial da escola(que até conheço) também tem uma "estrela de luz" (usando o termo do nosso prezado Marcos).Vou dando noticias.

    - Na informação do CERELPE dirigi-me à Luisa penso que é para a Marta, desculpem.
    No que se refere aos cubos de letras, penso que esta loja existe em vários pontos do país.

    Obrigada por tudo.

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  29. Óla, boa tarde atodos.
    Desde já queria agradecer atodas as pessoas que me tem dado apoio e corajem,poque até agora eu sentia-me só e sem saber o que faser.
    Estrela eu já recebi as letrinhas a minha filhota ficoa tão contente que não se cansa de faser ditados com as letrinhas.
    Atodos uma boa páscoa.
    Beijinhos para todas as pessoas,que le este blog. Luisa.

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  30. Carla;

    Eu é que agradeço o seu cumprimento e o termo "Estrelas de Luz" não é só meu é de todos nós "Pais Empenhados".

    O comentário era realmente para si eu já pedi uma correcção e espero que tenha sido possivel publicar a mesma.

    Um bem-haja e até breve, logo que se exista umm evento no Norte terei todo o gosto em que esteja presente.

    Marcos Amaro

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  31. Olá Carla (de Braga),

    Queria-lhe perguntar o que é o ADMG? Já tenho o caso da minha filha encaminhado mas, ainda estou à espera e se demorar muito vou começar a ver outras opções, por isso é que queria saber se isso é um seguro privado ou outra coisa? A própria escola recomendou porque acho que têm um acordo com um programa de saúde (obrigada na mesma à Estrela que já vi que aconselhou ir ao centro de saúde e à outra mãe que não sei o nome que aconselhou a Associação de Dislexia).
    Também já ouvi falar do CERELPE mas ainda não fui lá. Na escola da minha filha o estudo acopanhado é obrigatório para todos, pensava que era assim em todas as escolas, por isso fiquei admirada quando disse que conseguiu-o com a ajuda da professora. Quanto ao apoio especial, já vi que muita gente dá a informação que os disléxicos não têm direito mas não é assim.

    :) Marta

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  32. Olá!

    A ADMG - serviço de assistência na doença dos militares da guarda- eu diria que é apenas a caixa da GNR - o meu marido é GNR e as minhas filhas também tem direito. Eu costumo dizer que a caixa - regime geral de saúde - não sei se tem outro nome - deveria funcionar, pelo menos, do mesmo modo, mas em vez disso o nosso poder politico está mais virado para acabar com a ADMG do que generalizá-la a todos, é mais ao menos tirar aos que tem alguma coisa para ficarmos todos sem nada em vez do inverso mas isto é outra conversa...
    Quanto ao apoio ao estudo acompanhado, sim tem razão Marta e obrigatório para todas as crianças (não apenas para as que têm dificuldades) embora nem sempre praticado, embora não seja o caso. Eu escrevi errado, mas também só hoje fui devidamente esclarecida sobre isso. Então, a minha filha apartir deste ano lectivo sempre teve estudo acompanhado ( o ano passado não havia condições na escola) o que ela passou a ter apartir do 2ª periodo foi apoio socioeducativo, inicialmente por influencia da professora mas agora já por direito pois vim a saber que na escola já tinham feito o CIF e foi decidido que não tem direito ao apoio especial mas a este, que tem, apenas duas horas semanais e que neste momento nem tem tido porque o professor que dá apoio é também o professor substituto e há uma professora que está a faltar (parece estar bastante doente). Neste momento está a ser elaborado o PEI, explicaram-me que será feito um plano de acção ou intervenção para orientar os professores e para establecer metas ....e para que de futuro nas provas de aferição tenha direito ás condições especiais...
    ainda não percebi muito bem o que é? provavelmente mais uma burocracia de mais não sei quê que está na lei a que temos direito mas que na prática não existe... tantas regras e tantas coisas com os direitos das crianças que por ex. se faltam mais um pouco já vem com ameaças de assistentes socias e não sei quê, mas quando a obrigação é deles ninguém quer saber..
    desculpem o pessimismo mas às vezes fico cansada.

    Marta, pelo que eu já constatei, sim tudo leva imenso tempo, para as nossas crianças eu diria séculos, vou perguntar como funciona ao certo a comparticipação da caixa no CERELPE e se a poder ajudar de algum modo, por favor diga.

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  33. Boa noite sou a Estrela,

    Carla, estou de acordo com tudo o que diz é só teoria, prática não há nenhuma.
    Há uma coisa que não comprendo, diz que já foi feito a CIF e não tem direito ao apoio especial,
    já assinou alguns relatórios (relatório técnico-pedagógico) elaborado pela psicólogo e professora do ensino especial assinado pelas mesmas e pelo Presidente do Conselho Excutivo, e o relatório programa educativo individual?


    A meu ver existe uma contradição no seu comentário porque se está a ser elaborado o PEI(Programa educativo individual) é que a sua menina está a ser inserida na Decreto-Lei 3/2008 (artº9 alínea j) se está inserida neste D.L. é que foi avaliada em referência à CIF(classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde da Organização Mundial de Saúde) por isso a meu ver não podem dizer que não tem direito ao ensino especial. Pode é não haver na escola professora do ensino especial porque o Ministério da educaçâo "fechou as vagas."
    Há uma lei que tem que ser cumprida e nem sempre é, nós pais temos o direito de fazer executa-la.
    Acho que era bom colocar todas a sua dúvidas na etiqueta "Decreto-Lei 3/2008" à Srª Drª Mónica Silveira .
    Estrela.

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  34. Olá!

    Não sei mt bem como explicar o que me pergunta Estrela, pois nem eu consegui perceber...
    Ontem, passei, eu e o meu marido, duas horas em reunião com a professora da minha filha, a professora do ensino especial, a coordenadora do agrupamento e o professor do apoio socio-educativo para discutir e aprovar o PEI. Não percebi grande coisa a nivel... de lei, digamos assim, pois fiquei com a sensação de que o que se têm direito, ou não, está muito ao critério de quem avalia. No caso da minha filha, quando elaboraram o CIF, após eu ter entregue o 1º relatório, que mencionava "apenas" disturbios da aprendizagem, em que não participei(nem me foi dado para assinar e sinceramente,como disse, só agora, quase um ano depois é que tive conhecimento, embora soubesse que ela estava a ter apoio mais ou menos desde essa data) houve uma reunião no agrupamento (não sei quem participou) e dicidiram que ela não se enquadrava no ensino especial mas neste, o socio-educativo,agora, depois do diagnóstico de Disléxia, foi revisto mas mantiveram a resolução...protestei mas...já sabem...
    O PEI foi discutido, com muito interesse de todas as partes, e apesar do já descrito fiquei mt satisfeita, gostei de ver que os professores envolvidos com ela conhecem-na de facto, não só a nivel das suas dificuldades como da sua personalidade e "manhas", percebi que se empenham de facto em ajudá-la e não em facilitar-lhe a vida tipo "coitadinha...". Adorei o interesse, a disponibilidade, e simplicidade da coordenadora (soubemos q tem um filho hiperactivo) que colocou ao nosso dispor, todas as actividades (poucas) existentes no agrupamento a fim de motivá-la (ex:levá-la se, e só se, ela quiser a uma espécie de pequena estação de rádio, na escola sede do agrupamento,(2ºciclo) onde gravam a leitura de pequenos textos, que depois passam na rádio Renascença.)
    Achei, que de facto estão a fazer tudo o que é fisicamente possivel pelo agrupamento, apesar de estar longe do que está escrito como direito, pois embora seja a escola de 1ºciclo com maior numero de alunos (cerca de 400) do concelho de Braga está muito, muito longe de ser uma escola modelo.
    (Neste momento a minha filha é a unica com Disléxia)
    Resumindo, a minha filha terá 5h de apoio socioeducativo semanal dividido em dois dias
    com o objectivo de ajudar e incentivar a leitura assim como a escrita; foram sugeridas algumas tecnicas que posso depois ir partilhando na etiqueta " Pais ...especialistas"
    O que me desagrada e muito,bem mais do que, neste momento não ter apoio especial, pois o professor de apoio socio-educativo pareceu-me estar à altura do...,digamos "desafio" e a professora do ensino especial prontificou-se a ajudar sempre que necessário, é o apoio estar condicionado às faltas dos professores uma vez que como já disse, o professor de Apoio é tb o professor substituto da escola. Preocupa-me tb o e se mudam de professor? ou se ela não fica com a mesma professora? ...enfim anciedades loucas que nos fazem querer prever tudo desde já... como se isso alguma vez tivesse sido possivel mas... fica uma sensação de desamparo, de insegurança, de dependência da boa vontade e compreenção de quem avalia, quando deveria ser algo garantido, como está escrito ...
    Mais uma vez mt obrigada pelo apoio e interesse.

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  35. Boa noite a todos, sou a Estrela,,

    Luisa ,venho saber novidades sobre a reunião na escola foi ontem, não foi? Foi positiva?
    Conte-nos tudo.
    E a filhota continua a gostar das letrinhas ou já se cansou? Espero que não.
    Beijinhos para o seu tesouro.
    Estrela.

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  36. Olá
    Obrigada Carla. Desculpe só hoje vi a sua mensagem. Estou à espera de uma carta da segurança social para começar os tratamentos. É com um terapeuta aconselhado pela escola.
    E a Carla já conseguiu? Se vão fazer um PEI é porque vai ter direito a apoio especializado, não é? O que é o apoio sócioeducativo? Como o pediu?
    Obrigada,
    Marta

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  37. Olá Marta!
    Na Escola, parece-me que deveria funcionar em todas mas já percebi que não, existem dois tipos de apoio, é o apoio especial - destinado a crianças com necessidades especiais,especificas como o próprio nome indica e que, segundo me disseram na escola, dá um curriculo alternativo ás crianças que não tem capacidade (não sei se deveria usar esta palavra mas...) de seguir o curriculo escolar dito normal; onde, segundo esta definição não se encaixam as nossas crianças, com dificuldades especificas, com necessidade de um apoio especifico mas não incapazes de seguir o curriculo escolar dito normal.
    O apoio socioeducativo deveria ser uma especie de explicações para crianças sem problemas ou dificuldades especificas mas com más notas. Quando a criança tem negativa é elaborado pela professora um plano de recuperação do aluno o que lhe daria, supostamente, acesso imediato a este tipo de apoio. Supostamente, porque numa grande parte das escolas não existe professor para dar esse apoio, ou quando existe não chega para todos e têm de escolher os alunos que estão piores.
    No caso da minha filha, como nem no papel assumem a existência de um grupo de alunos, como os disléxicos e tdah que fica no meio dos dois tipos de apoio - que precisam de apoio especializado permanente para conseguirem seguir o dito curriculo normal, independentemente da nota sob pena de se "afundarem" - encaixaram-na aqui no socioeducativo, que já estava a ter antes do diagnóstico de Disléxia, porque teve negativa a Português ( que daria para um satisfaz fraquinho, mas em comum acordo com a professora foi não satisfaz exatamente para ela ter acesso ao apoio.)

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  38. Olá a todos.
    Sou prof. do ensino especial e trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem há 16 anos. Esta foi a minha opção na especialização que tirei e já perdi a conta dos meninos que apoiei durante todo este tempo.Esta é uma área fascinante, pois é extremamente compensador ver os progressos rápidos destas crianças, a partir do momento que iniciam a reeducação pedagógica e quanto mais pequenas são apoiadas,mais estes progressos são evidentes e duradouros.É por isso,com especial tristeza que vejo as novas directrizes do ensino especial, especialmente desde a entrada en vigor do decreto-lei nº3 de 2008, onde o ensino especial é praticamente vedado a estas crianças e onde a prioridade de intervenção se vira quase esclusivamente para os deficientes cegos, mudos e surdos, multideficientes e autistas. Agora a trabalhar também com autistas ( que está a ser de um enorme enriquecimento pessoal e profissional para mim) , vejo nas escolas os alunos com dislexia ,disortografia,disgrafia, deficies de atenção, hiperactivos , completamente " ao Deus dará ", cheios de dificuldades ,negativas, problemas de auto estima, de comportamento e desajustes emocionais. Andam nos ditos apoios socioeducativos, aulas acrescidas , em tutorias, infim que não estão seguramente ajustados e indicados para a sua problemática. Vejo também alguns pais desesperados com as situações criadas e outros iludidos que isto bastará para que os filhos melhorem e entretanto o tempo passa e tal como diz o ditado " o tempo é dinheiro" e a altura ideal para serem trabalhados também depressa passa. Outro dia por exemplo, chegou ao meu centro um aluno de 6º ano , de um conceituado externato do Porto , que tinha 14 anos e não sabia ler....desde pequeno andou no dito cujo externato e ninguem se pareceu importar com isso... depois vejo muitos "milagreiros" a oferecer a cura para estes problemas,bastando gastar uma pipa de massa na compra de uma certa prótese, que prefiro não especificar para não ferir susceptibilidades. Fico contente com a existência deste blogue e seja utilizado no sentido de unir e reunir forças ,para que o amanhã destes meninos seja mais cor de rosa do que na realidade está a ser..
    CPimentel

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  39. Obrigada Cpimentel pela sua preciosa contribuição.
    Esperamos continuar a vê-la por aqui.

    Continuação de bom trabalho,
    Carla.

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  40. Vocês sabem de algum especialista do caso em Minas Gerais ou próximo!

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  41. Ola o meu nome é Sandra e tenho um filho com deslexia e dificuldade de concentração, estou no Algarve e como estamos no 1º periodo já pedi ajuda á professora que não me parece muito disponivel para dar a atenção devida a este assunto, alguem sabe onde devo fazer??'

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  42. Bom dia! o meu nome é Paula e sou mãe de dois filhos maravilhosos, uma menina com 15 anos e um menino de 11 anos. Desde muito cedo reparei que algo de diferente havia entre os meus dois filhos; a Joana(filha) foi e é uma menina aplicada e com ótimas notas sempre integrada no quadro de excelência com diplomas , já o Duarte(filho) desde que entrou na pré-escola notei uma diferença enorme em relação aos outros as cores custou a aprende-las, depois já os outros sabiam contar ate20 ele ate 5 e ainda se esquecia de alguns, quando foi para as aulas de inglês chorava porque não conseguia dizer palavra alguma as avaliações nada diziam mas eu como mãe via que algo estava mal, falei com a educadora e foi feita uma avaliação onde me gozaram e disseram que não há filhos iguais eu como mãe sei ver isso todos somos diferentes ate os nossos filhos mas sabia que algo havia. Foi para o 1ºciclo e começaram os erros ou melhor ele faz imensas trocas de letras, as frases sempre muito curtas, era gozado por ter sempre muitos erros nos ditados , problemas de matemática nem acerta um.Falei novamente com o professor numa possível dislexia sempre disse o mesmo ...«estas mães sempre preocupadas em encontrar uma justificação para salvarem os filhos....isto é normal tem é de ler muito, fazer copias......bla...bla...hoje mesmo estou com o coração apertado, porque ontem a professora de português chamou me a escola e fui falar com ela pois quer fazer uma avaliação ao meu filho diz-que deve ter uma disgrafia ou dislexia quer ver com a psicóloga da escola. O meu filho chorou imenso pois diz que não quer ser »diferente "eu sinto me impotente, com uma dor dentro do meu coração por ter cruzado os braços a estas gente que me gozou dizendo que nada havia...hoje encontrei alguns testemunhos aqui e vejo que muitas mãe sentem o mesmo quefazer perante esta situação ? Pergunto acham que vá antes a um psicólogo e leve já algo para quando for falar com a psicóloga da escola?estou que não sei por onde começar...por favor ajudem me

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