segunda-feira, 30 de março de 2009

Dislexia: um talento especial

Aproveitando as palavras de muitos pais que aqui focaram a importância de motivar os filhos, elogiando-os naquilo em que são bons e proporcionando-lhes actividades que os motivem, reforço aqui que, mediante os estudos de vários autores, os alunos com dislexia desenvolvem frequentemente “talentos” e que estes podem também ser utilizados para promover a auto-confiança que é “abalada” pelas dificuldades que, por vezes, enfrentam no seu dia-a-dia académico.

Aqui deixo um resumo de algumas destas teorias:

A dislexia não impede o sucesso profissional, existindo uma alta percentagem de indivíduos com esta problemática entre os grandes artistas, cientistas....
Muitos especialistas acreditam que as pessoas com dislexia, por serem forçadas a pensar de forma diferente, são mais habilidosas e criativas e têm ideias inovadoras que superam as de pessoas sem dislexia. Segundo alguns estudiosos da dislexia (Ronald D. Davis), a função mental que causa a dislexia é um dom, e embora nem todos os disléxicos desenvolvam os mesmos dons, têm certas funções mentais comuns:
1. Podem usar a capacidade cerebral para alterar e criar percepções;
2. São muito conscientes do ambiente que os rodeia;
3. São mais curiosos do que a média;
4. Pensam sobretudo em imagens, mais do que palavras;
5. Pensam e percepcionam em multi-dimensões (com todos os sentidos);
6. Podem experienciar o pensamento com realidade;
7. Têm imaginações vividas;

O talento da dislexia está ligado ao pensamento não verbal, este ocorre tão rapidamente que muitas vezes escapa ao consciente individual. Ou seja sabe a resposta sem saber explicar. Por outro lado é um pensamento multi-dimensional, é experienciado como realidade, uma vez que usa todos os sentidos. Este tipo de pensamento aliado à sua curiosidade natural, leva à criatividade, uma vez que conseguem conceber e visualizar tridimensionalmente coisas que não existem. Para além disso, podem evidenciar capacidade acima da média em áreas como desenho, pintura, música, teatro, desporto, etc.;

Penso que seria importante partilhar se reconhecem no vosso educando aptidão para alguma área em particular, de forma a que todos possamos discutir de que forma poderá ser utilizada para elevar a sua auto-estima e melhorar a sua aprendizagem (por exemplo, muitos especialistas recomendam que os pais incentivem os filhos a participar em actividades não académicas em que estes se sintam competentes)

Cumprimentos,
Carla

11 comentários:

  1. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Reconheço que é completamente verdade o que a Professora Carla nos diz sobre aptidão especial das crianças disléxicas. No caso do meu filho, muito antes de sabermos que tinha esta dificuldade de aprendizagem, só queria era papel e lápis e desenhava, desenhava ... até hoje só faz é bonecos, mas muito bem feitos, acho que o rapaz se julga Picasso! (desculpem estou a brincar com coisas sérias).
    Mas que as crianças disléxicas têm um dom especial para uma actividade em particular, lá isso têm é preciso captarmos qual esse dom especial para estas crianças sentirem-se igual ou superior aos outros, o que seria muito bom para a sua auto-estima. Devemos sempre encorajá-los ao vermos que são portadores de um dom para uma actividade em particular, eu, quando o meu filho começou a desenhar sempre o incentivei para continuar até hoje. Estrela.

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  2. Estrela;

    Deste tipo de participação construtiva já gosto de ver, os meus parabéns.

    Rita Fernandes.

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  3. Olá a todos

    No caso da minha filha, acho que a área dela será a informática. Ela adora e consegue desembaraçar-se muito bem mesmo em programas que não conhece. Começa a mexer e acaba por saber mais do que eu e tudo. Na escola, isso tem sido muito bom porque desde que colocaram os quadros interactivos, ela vai muito entusiamada quando é dia de trabalharem com o quadro. A professora também já notou isso e diz-me que ela participa mais quando estão a trabalhar no quadro. Acho que é muito bom para ela gostar mais da escola e sentir-se bem pois por vezes não quer ir à escola e até fica com dores de cabeça e barriga.
    Marta

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  4. Boa noite a todos
    Tenho andado um pouco afastada devido a uma pequena avaria do meu PC.

    Mas cá estou para participar.
    Com efeito , o meu filho quando interessado na matéria consegue distinguir-se.
    Foi assim aos 8 anos, quando iniciou aulas de violino, mas infelizmente 2 anos depois quis abandonar para abraçar o hoquei em patins.
    Sem nunca ter patinado a primeira vez que calçou uns patins revelou logo equilibrio e era como tivesse sempre patinado.
    Agora é jogador federado.
    Não sei se virá a ser um importante jogador, só sei que gosta de jogar e sente-se feliz quando o faz.
    E sim é uma criança muito perspicaz e surpreende-me muitas vezes pela leitura que ele faz em relação a situações que vão surgindo.

    Maria Guedes

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  5. Olá Maria,

    Que bom que está de volta e nos traz um relato tão positivo!
    Entretanto poderá agora "espreitar" as mensagens e comentários que têm sido lançados e colocar as suas dúvidas ou partilhar a sua opinião e experiências sobre os novos temas surgidos.

    Carla

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  6. Marta;

    Sei que já passou algum tempo sobre o lançamento do seu comentário, mas deixe-me dizer-lhe que as dores de Barriga e Cabeça são de todos nós quando queremos evitar fazer alguma coisa e ou não temos vontade de ser avaliados.

    As nossas "EStrelas de Luz" já têm a nossa escola e muito mais elas sabem bem como nos por em cuidados e como nos pedir algo utilizando a manha que todos nós já usamos.

    Um bem-haja e até breve.

    Marcos.

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  7. sim, efectivamente as dores de barriga e de cabeça devem ser um modo de fugir ao confronto neste caso das suas dificuldades escolares. A minha filha fazia o mesmo, assim como divagar para fugir às respostas que não sabe dar, ou repetir o que se lhe diz para ganhar tempo... a psicologa chama-lhe somatizações...
    Não sei qual será o talento especial da minha filha, neste momento penso que tb se incline para a informática, adora tudo o que se relacione com computadores e aprende com muita facilidade mas, tb já reparei que isso acontece com quase tudo aquilo que lhe desperta interesse, tipo se ela gostar e quiser mesmo ela consegue sem grandes dificuldades, o problema é mesmo conseguir focar esse seu interesse pelo tempo necessário na mesma coisa!...

    Já agora o Sr. Manuel Telles, referiu (noutro item aqui no blog, já a algum tempo) que quem estivesse interessado em programas para dizer, como posso ter essa informação?

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  8. Olá Carla,

    Vou partilhar nos próximos dias a informação que o Manuel Telles cedeu acerca desses programas.

    Carla

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  9. Olá

    É verdade, até a nós adultos dá um nó no estomago quando temos alguma coisa de nova no trabalho eu sei mas custa sempre muito quando a vejo nestas fases em que até fica doente e falta à escola. O medico tinha me dito que era stress e da primeira vez ri mas é verdade as crianças também tem stress!

    Bjs,Marta

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  10. SENDO O FILHO ABRAGIDO PELO DL Nº 3\08 MUNDADO DE ESCOLA PODEM-LHE TIRAR OU MANTEM O DL N3\08?

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  11. ola meu filho tem dilexia mas ele pinta cada desenho que vc nem acredita que é uma criança de 9 anos esse é uma das minha bençã de deus

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