quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dislexia no JN

Para quem não teve oportunidade de ler o Jornal de Notícias de hoje, aqui vai uma pequena grande vitória:


Como a digitalização não ficou muito bem, aqui fica o link do JN onde se encontra a notícia:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1237768

Este é o primeiro pequeno, mas significativo, produto da reunião de esforços que culminou no envio de E-mails para alguns meios de comunicação social. A divulgação da dislexia é, na minha opinião, uma das mais importantes estratégias/ formas de luta para a construção de um futuro melhor!

Parabéns a todos!

16 comentários:

  1. Boa noite a todos, sou a Estrela

    Não acreditava quando comprei o jornal e vi a reportagem, todos nós colaboramos, todos nós estamos de parabéns.
    Um grande obrigada Senhores Jornalistas.
    Vamos continuar a enviar e-mails.
    Somos pais conscientes e compridores dos nossos deveres de pais.
    Um grande beijo para todos.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Desculpem andar tão desaparecida mas tenho tido tanto trabalho... e a ainda por cima uma gripezinha que nunca mais me deixa em paz!Mas que boas notícias, não vi o jn naquele dia mas já li tudo, que bom e logo o jn que é tao lido. Como foi? Foi dos mails? A mãe do algarve que fala é a Estrela? Fiquei muito contente, se os jornais fossem falando sempre ia entrando na cabeça de muita gente que acha que a dislexia é falta de atençao e esforço como infelizmente ouvi outro dia de outra mãe.
    Quanto à minha Sara tenho boas e más notícias, as más pprimeiro: acho que já não vai ter direito ao ensino especial este ano embora esteja marcada uma reunião com a psicologa já nao acredito que seja para este ano e quanto à segurança social que meti os papeis para ter consultas com subsidio como não tive resposta fui la e disseram-me que a correspondencia está com 2 ou 3 meses de atraso. Pronto, mas agora as boa é que a Sara anda a estudar com uma professora que é irma duma amiga minha e melhorou um pouquinmho nas ultimas provas de avaliação! Depois dou noticias da reuniao.
    Vou por as leituras em dia...

    Bjs, Marta

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos, Vejam mais estes links onde também se fala da Dislexia.

    http://news.maxima.xl.pt/?s=34&n=23478&nivel=3

    http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/2587/

    http://www.radio.cidadetomar.pt/noticia.php?id=8123

    http://www.expressodooriente.com/modules.php?op=modload&name=PagEd&file=index&topic_id=16&page_id=3677

    Isto com calma vai lá, só temos é que unir esforços e continuar a lutar.

    Paula Freitas

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite a todos sou Estrela,

    Martinha espero que esteja melhor da sua gripe.

    Também acho que para este ano é um pouco difícil ter apoio especializado na escola, mas não desista de nada, continue a fazer um pouquinho de "pressão" para obter alguma "coisa", não deixe de lado o apoio do subsidio da Segurança Social (3 meses em atraso ou não o apoio exterior merece a pena lutar por ele), faça também quando puder pequenos exercicios de palavras ou cópias em casa.

    Quanto ao JN foi assim:

    Mandei e-mails para vários sitios TV, jornais, revistas... a maior parte respondeu agradecendo o assunto de debate, o JN quis saber mais pormenores, contactou-me através de mail e em seguida de telefone, dei-lhe o contacto do nosso blogue, disse o interesse que tínhamos em divulgar a disléxia, o JN ficou logo interessado nos exames nacionais, tive que lhe contar a história do meu filho, a mãe do jornal sou eu.

    Para o próximo contacto acho bem que seja outro participante a falar com os jornalistas sobre o assunto que lhe interessa, por isso quem tiver interessado faça o favor de dizer ou se preferir mencionar o assunto de interesse num próximo comentário para ser transmitido.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  6. Para a Estrela!

    Os meus parabéns pela sua iniciativa e pela coragem do testemunho.

    Marcos Amaro.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Para o Senhor Marcos,

    Agradeço o seu comentário, mas não estou de acordo, os parabéns são para, incluíndo o Senhor, todos os participantes deste blogue, a nossa luta é a mesma pelos nossos filhos, e não é coragem que tenho é vontade desmedida que o meu filho vença na vida, o meu filho e todas as crianças disléxicas. Mesmo quando já não precisar que a Mãe dê a cara por ele, vou continuar a lutar pelos crianças disléxicas.

    Só quero que na próxima vez que haja uma reportagem seja outro participante a "dizer da sua justiça" e não eu novamente.
    Sr Marcos no fundo estamos sempre de acordo, os nossos filhos estão sempre primeiro.

    Estrela.

    ResponderEliminar
  8. Resposta à Estrela.

    Garanto que não existe qualquer acordo e ou combinação para troca de elogios, mas deixe-me dizer-lhe o seguinte:

    Estranhava que estivesse de acordo com um comentário meu, mas eu uma coisa lhe digo.

    Eu concordo com sigo em muitas coisas, apenas temos formas diferentes de dizer e de fazer, as mesmas coisas pelas nossas “Estrelas de Luz”.

    Aceitar a unanimidade, ser conformada com aquilo que existe, ser incapaz de partilhar e ou de fazer pelos seus e também pelos outros é algo de que ninguém a pode acusar.

    Nunca em altura alguma eu ou a equipa da qual faço parte, disse e ou insinuo tal comportamento.

    Podemos, tal como já mencionei, não partilhar as mesmas formas de abordagem e ou utilizar os mesmos meios, para atingir os objectivos comuns, mas a Estrela têm sido sem duvida uma “voz” permanente, neste espaço e uma fonte de inspiração, para alguns dos participantes, basta para isso ler os vários comentários feitos a algumas das suas intervenções e acções ao longo dos vários temas em debate ou já debatidos.

    Ninguém está certo, nem ninguém é detentor da razão, apesar de nem sempre concordar com a forma e conteúdo de algumas das suas intervenções, decerto que o inverso também ocorre creia que, sem a conhecer, tenho muito respeito por tudo o que fez, em prol do seu filho e por tudo aquilo que partilhou neste espaço.

    Assim e acabando por aqui com os elogios, se não ainda pode alguém pensar que isto é combinado, apenas lhe quero dizer bem-haja,

    Marcos Amaro

    ResponderEliminar
  9. olá a todos:
    Amanhã a Dra. helena Serra vai estar na TVI 24 das 10 às 11 horas a falar sobre Disléxia, pois o Ministério da educação continua a dizer que todos os disléxios têm direito a apoio de educação especial, nas escolas públicas. Eu sei que é um pouco em cima da hora , mas só tive conhecimento agora e partilho connvosco a minha satisfação , por estar a ser exercida alguma pressão para o assunto ser discutido.
    Cpimentel

    ResponderEliminar
  10. Boa noite a todos sou a Estrela,

    Para a SrªDrª C.Pimentel.

    Agradecemos a vossa informação, mas infelizmente, eu particularmente não tenho TVcabo. Teria tido imensa curiosidade e interesse em seguir a entrevista, por acaso a Srª.Doutora não teve a oportunidade de ver a entrevista?
    Desculpe-me queria tanto saber o que foi dito, interessa a todos nós aqui no blog.
    agradecimentos antecipados.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente, também não pude ver , mas vou arranjar quem me dê a gravação. Parece que foi muito interessante e a Dra. Helena Serra recebeu em directo muitos telefonemas de pessoas a participar e a pedirem mais esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite a todos, sou a Estrela

    Para o Sr Marcos,

    Sabe uma coisa Sr Marcos, eu não gosto nada de elogios mas agradece-lhe na mesma é para não ficar zangado comigo porque também não gosto de zangas.

    Podemos ir por vias diferentes mas o nosso objectivo é o mesmo lutar pela dignidade,futuro, descriminação dos nossos filhos. Eu não tenho nada contra a nossa "querida" Ministra tenho sim é contra a politica de educação que está a ser feita. Á dinheiro para aumento de vencimentos de deputados, para TGV, para estádios de football só para o futuro do país,que são as crianças,não há nada. Já sei o Sr. Marcos não está de acordo comigo!

    Vamos lá agora falar a sério, (vai ser mais um desacordo), não quero participar neste e-mail que mandei para os partidos e dizer o nome das escolas e número de crianças que estão sem apoio especial. No seublog já deve ter um bom número de pais (eu naõ quero nem nomes de crianças nem de pais). O Sr. Marcos não quer juntar os nossos esforços?

    Conto consigo Sr. Marcos.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  13. Resposta à Estrela.

    Estela antes de mais desculpe o facto de a ter elogiado, não sabia que não gostava que demonstrassem reconhecimento pelo seu empenho.

    Quanto ao desafio que me faz creio que já sabe a minha resposta, ou seja, claro que pode contar com a minha participação, em todas as acções que eu considere que posso de alguma forma contribuir, de forma positiva, ai pode contar comigo.

    Quando se refere ao blogue do Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, como sendo o meu Blogue, permita-me corrigir esta sua afirmação.

    O Site e o Blogue, pertencentes ao Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, que inicialmente foram criados por mim, neste momento são da propriedade do Projecto em causa e não minha propriedade.

    O facto de fazer parte da equipa que gere este Projecto, não sou de forma alguma detentor de nada, os donos e senhores dos espaços de comunicação e do projecto, são os seus associados, que felizmente vão crescendo de dia para dia, muito devagar mas com firmeza.

    Quanto à tal carta para os partidos e à informação que solicita, pessoalmente não creio que seja a melhor forma de conseguir algo, pois uma coisa lhe digo, a nossa experiencia política-democrática tem vindo a demonstrar, nestes últimos anos, que em altura de campanhas eleitorais todos demonstram e manifestam interesse em tudo e mais alguma coisa, desde que isso lhes traga votos.

    Depois das eleições é que são elas, não podem fazer nada, tem que se obter um mínimo de assinaturas para fazer baixar o assunto a uma comissão politico-parlamentar, para depois a fazer baixar ao parlamento, etc., etc.,

    Concordo com a sua iniciativa mas faço uma proposta, façamos isso depois das eleições, para ver quem é que, nessa altura, se realmente interessa por este assunto, sem qualquer mais-valia (leia-se: angariação de votos), ai sim poderemos juntar esforços e não beneficiar nenhuma força politico-partidária, em detrimento de uma outra.

    Eu pessoalmente não me envolvo em campanhas e ou esquemas de partidos para obterem mais votos, sejam eles quem forem, no poder ou candidatos ao poder, o que eu defendo é a conquista de direitos para as centenas de “Estrelas de Luz” deste país.

    Sem outro assunto, sou,

    Marcos Amaro

    ResponderEliminar
  14. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Boa noite Senhor Marcos,
    Sou eu a incomodá-lo, tudo o que diz no seu comentário está certo, pronto, agora quer participar e dar-nos alguns números, escolas, percentagens do seu conhecimento, sobre crianças que não têm o devido apoio?

    Isto é igualmente um apelo que faço, outra vez,
    a todos os participantes.

    Também, como o Sr. Marcos diz que não é, eu também não sou ,nem tenho a pretensão de ser dona do blogue, sinceramente, o meu objectivo é ajudar as crianças disléxicas, porque sei o que é o sofrimento de uma criança e o sofrimento dos pais, porque esse sofrimento já o tive e continue a tê-lo.

    Comprometi-me a enviar os e-mails e é isso que faço, é verdade que tomo algumas iniciativas, talvez isso seja um defeito meu.

    Obrigada Sr. Marcos e a todos os participantes, conto com todos para conseguirmos levar esta luta obrigatória a bom porto.
    Estrela

    ResponderEliminar
  15. ola a todos descobri agora ou antes tive a certeza que o meu filho de 11 anos tem dislexia.
    Ando a pesquisar para ver se encotro alguma coisa na net para o poder ajudar
    se me pudessem ajudar ou dar algumas dicas para estar mais dentro do assunto agradecia
    sem mais cumprimentos para todos

    ResponderEliminar
  16. Veja os seguintes sites:

    Todos eles são portadores de informação fidedigna.

    http://www.dislexia.org.br/

    http://www.clinicadislexia.com/default.asp

    http://sites.google.com/site/paisempenhados/Pais-Empenhados

    http://www.dyspel.org/

    http://apdis.no.sapo.pt/

    Espero que consiga a partir daí obter mais informação.

    Paula Santos

    ResponderEliminar