quarta-feira, 6 de maio de 2009

Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”

Como muitos pais infortunadamente sabem, o acesso a informação e /ou apoios quando se deparam com um diagnóstico de dislexia ou transtorno do deficit de atenção e hiperactividade (TDAH) é extremamente difícil e desanimador.

Com o intuito de apoiar as famílias e combater estas dificuldades surgiu recentemente o Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”. Trata-se de um grupo de Pais e Amigos de crianças com dislexia e TDAH que tem como alguns dos seus principais objectivos:

- Divulgar o tema da dislexia e TDAH e o seu diagnóstico sobretudo junto das escolas e centros de apoio ao estudo em Portugal, das várias associações de pais e de entidades que de alguma forma possam contribuir para a melhoria das condições de aprendizagem e desenvolvimento das várias “Estrelas de Luz” deste país;

- Apoiar as várias famílias que se vêem confrontadas com o diagnóstico de dislexia e TDAH, pela 1ª vez, através da divulgação dos diferentes métodos de apoio existentes e com resultados devidamente comprovados, através da intervenção junto de entidades privadas e ou públicas, que de alguma forma tenham capacidade de intervenção na regulamentação, divulgação, definição de normas e apoios e ou metodologias, que digam respeito à dislexia e TDAH.

Mais informações em:

http://paisempenhados.blogspot.com/

http://sites.google.com/site/paisempenhados/

Para que cada vez mais famílias encontrem o necessário apoio é importante que iniciativas como esta cresçam e que todos juntos nos possamos entre ajudar e contribuir para um futuro de sucesso para todas as crianças!

13 comentários:

  1. Exmos. Senhores e Senhoras;

    É com agrado que registamos a divulgação do trabalho desenvolvido pelo grupo Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, num espaço o qual desde do princípio, enquanto grupo já organizado, acreditamos ser um espaço de informação e de diálogo.

    Mais uma vez a equipa que gere este espaço/blogue/projecto merece o nosso reconhecimento, agradecimento e apoio, pois têm sido um exemplo daquilo que procuramos fazer, ou seja, criar espaços de partilha, informação, apoio, sem quaisquer limitações e ou restrições motivadas por interesses corporativistas e ou receios/bloqueios intelectuais.

    Assim e para finalizar apenas um:

    MUITO OBRIGADO, pela vossa capacidade de partilha.

    Bem-hajam e até sempre,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ver a menção ao Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    Posso dizer que pela 1ª vez, ao fim de 14 anos em Portugal e depois de algumas lutas quanto à exclusão, quer por ser imigrante, da Venezuela, filha de mãe Venezuelana e pai Português, quer por ter uma “Estrela de Luz” com TDAH, com 8 anos, senti apoio e carinho na mensagem de resposta a um comentário meu, feito no Blogue associado ao então projecto “Pais empenhados”, agora “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    Não conheço pessoalmente nenhum dos membros do projecto, pois resíduo em Faro e creio que estes são de Lisboa, não tenho bem a certeza, mas uma coisa posso assegurar, é que não via à muito tempo, sem ser por obrigação e ou na tentativa de se promover individualmente, alguém ter iniciativas em nome e em defesa dos outros, ou seja, alguém que não estivesse apenas interessado a defender apenas os seus interesses.

    Como o NOT do projecto costuma dizer no fim das suas mensagens e respostas bem hajam Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” pelo trabalho que estão a fazer.

    Beijinhos.

    Vanínia Vasques

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela iniciativa da criação deste blog.
    Passem pelo blog do nosso Jardim de Infância.
    Tem lá um presente para vocês

    ResponderEliminar
  4. Parabens pelo vosso trabalho e pela forma que o vêm a desenvolver.

    Força "pais e amigos de estrelas de luz".

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Aos responsáveis do projecto pais e amigos de estrelas de luz.

    Visitei o vosso site e o vosso blogue e fiquei admirada pela informação cuidada e tecnicamente seleccionada.

    Muito bem! Finalmente um espaço não oficial, onde o trabalho que é feito é cuidado e com bases científicas.

    Continuem pois vão bem e o vosso esforço será garantidamente reconhecido e compensado.

    Cristina Vieira.

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos.

    Acho que estamos no caminho certo, parece que finalmente se começa a abanar consciências e a agir.

    Este Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” está a tomar uma serie de iniciativas que me parecem muito importantes.

    Gostei do espaço “actividades para pais e amigos de estrelas de luz”, da página de documentos para descarga, isto no site.

    No blogue gostei de ver a atitude responsável que o NOT tem nos vários comentários que vão fazendo ás várias participações que vão recebendo.

    Parabéns á equipa de trabalho que leva a cabo esse trabalho nada fácil que é falar na Dislexia e TDAH.

    Um grande viva para todas as “Estrelas de Luz”.

    Paula.

    ResponderEliminar
  7. Comunicado.

    A todos os interessados!

    Mais uma vez a Clínica Dasein irá realizar o encontro entre pais de crianças com Dislexia.

    O Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, mais uma vez associa-se a este evento, através da presença de membros da equipa do N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico).

    No entanto queremos manifestar o nosso agradecimento público à Clínica Dasein, por mais uma vez permitir a utilização do seu espaço, de um evento promovido pela sua equipa, para que o nosso projecto possa-se apresentar a todos os presentes.

    Não podemos deixar de manifestar o nosso agradecimento à Psicóloga responsável pela orientação e realização deste evento, Dr.ª Sofia Alves da Silva, por todo o apoio e incentivo que tem dado ao Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    O evento em causa realiza-se em Lisboa/Benfica, no próximo dia 28 de Maio, pelas 19h00m e terá a duração prevista de 90 minutos.

    Um bem-haja a todos os que estão por bem,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  8. Uma pergunta?

    As pessoas deste Blogue fazem parte da equipa do projecto pais e amigos de estrelas de luz?

    Fernanda

    ResponderEliminar
  9. Estima Fernanda;

    Permita-nos responder à sua questão.

    Quando questiona se:

    “As pessoas deste Blogue fazem parte da equipa do projecto pais e amigos de estrelas de luz?”,

    podemos responder-lhe com duas verdades, sendo qualquer uma delas, tão verdade quanto a outra.

    Assim a 1ª verdade é que não, os autores e contribuidores, listados, deste blogue ainda não são associados e ou membros do Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” apenas por que ainda não manifestaram esse interesse e ou desejo.

    No entanto o facto de ainda não serem associados e ou membros do Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” em nada têm a ver com o facto de existir qualquer impedimento para tal e ou qualquer não-aceitação, por parte da equipa do Núcleo Organizador e Técnico Cientifico do Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    2ª Verdade é que sim, pois apesar de não serem associados e ou membros do Projecto, muitas das suas contribuições e posições tomadas neste espaço pelos seus autores e contribuidores, listados, permitiram não só a divulgação do Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, bem como foi devido a discussões inicialmente debatidas neste espaço que surgiu a ideia de criar este movimento e grupo de trabalho.

    Todas as pessoas são bem-vindas ao Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” basta que para isso manifestem essa sua vontade junto do Projecto.

    Não pedimos dinheiro, bens e ou outro tipo de mais-valias, apenas pedimos vontade de continuar a defender os direitos de todas as crianças portadoras dos transtornos de aprendizagem como a Dislexia e ou o Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade, as nossas "Estrelas de Luz".

    Um bem-haja a todos os participantes, membros e contribuidores, listados, deste Blogue e mais uma vez parabéns por todo aquilo que têm vindo a conseguir fazer pelos temas da Dislexia.

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  10. Olá!... Fernanda ... e todos!

    Eu sou associada do projecto " Pais e amigos de Estrelas de luz"

    Sou apenas mãe de uma menina com disléxia, já fiquei angustiada, já desesperei, já chorei muito, e já lutei muito sózinha, já deparei com muito desinteresse, já me chamaram louca indirectamente pelas minhas suspeitas quando tudo parecia só um pesadelo...já gastei dinheiro que tinha e não tinha...

    Porque não?
    O que temos a perder se só nos pedem em troca alguma partilha dos nossos problemas, experiências, sugestões e/ou alguma participação se quisermos/podermos?

    Estamos tão habituados ás dificuldades e a refugiarmo-nos no nosso canto, que já nem somos capazes de simples actos altruistas
    em que podemos ajudar simplesmente sendo ajudados...

    Eu sou associada, eu quero acreditar que juntos podemos mudar alguma coisa para as nossas estrelas de luz.

    Carla Ferreira

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla e a todos;

    Gostaria de saber o que tem de se fazer para ser associada e quanto é que se paga para tal?

    Beijinhos para todos!

    Fernanda.

    ResponderEliminar
  12. Estimada Fernanda;

    Permita-nos responder à sua questão, apesar de a colocar à Carla Ferreira.

    A Fernanda questiona “ (…) o que tem de se fazer para ser associada e quanto é que se paga para tal?
    (…)

    Nossas respostas às suas questões.

    O que têm que fazer? Questiona a Fernanda.

    Manifestar o seu interesse em se tornar associada do Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, por e-mail para o seguinte endereço:

    "pais.empenhados@gmail.com"

    Aceitar os princípios orientadores do Projecto Pais e Amigos de Estrelas de Luz, bem como cumprir e aceitar as regras de participação e adesão.

    Os Princípios Orientadores do Projecto Pais e Amigos de Estrelas de Luz, bem como as Regras de Participação e Adesão ao Projecto estão disponíveis sobre a forma de ficheiro, no formato PDF, na nossa página da Internet, no separador de Downloads:

    "http://sites.google.com/site/paisempenhados/Pais-Empenhados/donwloads"

    Quanto é que se paga para tal? Questiona a Fernanda.

    Nada, exacto não se paga nada para ser associado deste projecto, apenas pedimos aos associados que estes divulguem o trabalho realizado pelo Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” e que permitam a outras famílias e “Estrelas de Luz” aceder ao trabalho desenvolvido pelo Projecto, bem como permitir que estes usufruam dos benefícios que o Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz” vai disponibilizando e ou venha a disponibilizar para os seus associados.

    Gratos pela possibilidade que nos é dada de esclarecer algumas das questões que aqui vão surgindo sobre o Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”, sem outro assunto de momento, com um grande bem-haja para todos os que estão por bem com a vida e com os outros,

    N.O.T. (Núcleo Organizador e Técnico Cientifico)
    Projecto “Pais e Amigos de Estrelas de Luz”.

    ResponderEliminar
  13. Olá Fernanda!

    Talvez não seja a pessoa indicada para lhe responder da melhor maneira mas ...
    Pode encontrar todas as respostas no site do projecto:
    http://sites.google.com/site/paisempenhados/Pais-Empenhados/donwloads

    Abra o ficheiro:
    "Regras de participação e adesão"
    ...está tudo lá.

    Carla Ferreira

    Ah... é gratuito.

    ResponderEliminar