sábado, 4 de abril de 2009

Divulgação da dislexia

Boa noite a todos,

Aproveitando a visita da Gleice (na etiqueta "apoio especializado") deixo um vídeo que ela sugeriu para que todos possam visualizar mais facilmente.
É uma reportagem de um programa televisivo brasileiro.
Penso que é muito importante os meios de comunicação fazerem este tipo de divulgação pois ajuda a que a “dislexia” se torne mais familiar para o público em geral e, assim, contribuí para o aumento do conhecimento de todos acerca do assunto.




Antes de ser diagnosticada a dislexia nenhum pai tem muitos conhecimentos acerca do assunto, será que a escola e a comunicação social deveriam ter um papel mais activo na sua divulgação?
Consideram que se a dislexia tornasse um assunto mais divulgado, pais e professores estariam mais preparados para entender as dificuldades e activar o apoio necessário às suas necessidades específicas?

15 comentários:

  1. BOM DIA, CAROS AMIGOS EU SOU DISLEXICA DIAGNOSTICADA PELA ABD. EM 18/09/2006.

    ELIZABETE RODRIGUES SOU PEDAGOGA/PSICOPEDAGOGAPEDAGOGA, E DISLEXA GRAÇAS A DEUS!!! MORO NO BRASIL/ BRASÍLIA, E MEU OBJETIVO E UMA MAIOR COMUNICAÇÃO ENTRE OS DISLEXICOS.PARA TROCA DE INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS DIREITOS.
    O NOSSO BLOG É UM ESPAÇO DE CONTATOS ENTRE TODOS, DEPOIMENTOS DICAS AJUDA, PERGUNTAS. RESPOSTAS...E TUDO QUE TÁ NA NOSSA CABEÇA E NO NOSSO CORAÇÃO. TROCANDO ENERGIA, EXEMPLOS DE FORÇA E LUTA DESTE MODO VAMOS NOS FORTALECENDO E NOS APOIANDO UNS NOS OUTROS.
    DANDO CORAGEM PARA MUITOS QUE ESTÃO NA SOBRA DO PRECONCEITO...E DO DESCONHECIMENTO DOS SEUS DIREITOS.
    ESTAMOS AQUI...E VC TAMBÉM PODE AJUDAR ORIENTANDO NOSSO GRUPO.
    NOS FAÇA UMA VISITA, E CONHEÇA NOSSO TRABALHO.
    CANAIS DE COMUNICAÇÃO:
    MSN: dis.lexic@hotmail.com
    COMUNIDADE DO ORKUT: DISLEXICOS CONHEÇA SEUS DIREITOS.
    NOSSO BLOG.
    DIS.LEXICOS@IBA_SEUS_DIREITOS http://dislexicosaibaseusdireitos.blogspot.com

    UM GRANDE ABRAÇO!!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite a todos sou a Estrela,

    Estou de acordo que a Disléxia deve ser mais divulgada pelos meios de comunicação. Sendo uma perturbação que se manifesta pela dificuldade de aprendizagem devia ser criadas estruturas de reeducação precoce,
    sobretudo formar Professores nesta pedagogia especifica,
    ajudar os pais com meios de informação sobre estruturas de apoio aos filhos disléxicos,
    Estas crianças são tão inteligentes ou mais que as outras. No nosso País à cerca de 50 mil alunos, nos vários níveis de ensino,disléxicos. Só este Ano nos exames nacionais, os alunos disléxicos que não foram avaliados segundo a CIF, a maior parte desconhecendo este novo método de avaliação, introduzido em Setembro 2008, pelo nosso Ministério, irão ser avaliados como os outros alunos sem nenhum dificuldade de aprendizagem.
    Não só deve-se falar de disléxia na comunicação social e sobre tudo nas escolas para que estes alunos não sejam desvalorizados e descriminados pelos colegas.

    Esta é a causa pela qual eu luto : reconhecimento dos disléxicos como pessoas inteligentes. Estrela.
    Existem alguns sinais de alerta que nós pais e professores podemos ter em conta :
    problemas de atenção
    dificuldade em seguir orientações e instruções
    dificuldade de memorização auditiva
    dificuldade na linguagen oral
    e sobre tudo possíveis confusões, inversõese omissões de letras ou números.

    ResponderEliminar
  3. concordo sim , a dislexia deve ser mais divulgada pela comunicação social.
    Mas deve haver um envolvimento maior da parte da escola.
    E sim as crianças dislexicas não devem ser avaliadas pelo mesmo método aplicado às outras crianças.

    Creio que se persistir o mesmo método, a atribuição da nota deve ter em conta o problema da dislexia, e o aluno não ser penalizado pela troca de letras; ou por vezes até uma explicação um tanto confusa que possa ser dada.

    ResponderEliminar
  4. Sofia Alves da Silva6 de abril de 2009 às 11:55

    Bom dia,

    antes de mais gostaria de cumprimentar os intervenientes e colaboradores deste espaço qie descobri recentemente através dos pais de uma criança a quem faço intervenção de Reeducação na Dislexia. Fico muito satisfeita e agradavelmente surpreendida pela vossa iniciativa.
    Como psicóloga, estou a promover presentemente a primeira sessão de um ciclo de encontros para pais de crianças com Dislexia, sessão esta que é completamente gratuita e aberta a todos os pais que quiserem participar. Vai decorrer no próximo dia 27 de Abril, pelas 19h00 (mais informações e morada do evento em www.clinicadasein.blogspot.com)
    Agradeço-vos muito a vossa iniciativa na divulgação desta problemática e, se entenderem que pode ser útil, podem escolher postar este comentário como forma de fazer chegar a informação a mais pais.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  5. A todos os interessados.

    O movimento de “Pais Empenhados”, o qual teve origem a partir de uma ideia, neste Blogue, vem desta forma, em 1º lugar, congratular a autora de Blogue pelo trabalho que tem vindo a realizar, em 2º lugar dar mais uma vez os parabéns à iniciativa da Dr.ª Sofia Alves da Silva, pela extraordinária iniciativa, que através da Clínica Dasein, vai ser possível realizar.

    É com muito agrado que informamos que através de dois dos seus membros o movimento “Pais Empenhados” irá estar presente neste mesmo evento, facto esse o qual também agradecemos desde já à Clínica Dasein e em especial à Exma. Sr.ª Dr.ª Sofia Alves da Silva.

    Obrigado,

    Marcos Amaro

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Sofia,

    É com igual satisfação que recebemos a informação sobre o ciclo de encontros para pais que está a promover. Muito obrigada.
    Já consultei o endereço que indicou mas não pude encontrar mais informação (em “Agenda – Abril” há referência à iniciativa, contudo ainda não disponibiliza a informação relativa ao local). Se já tiver essa informação, gostaria de lhe pedir, se possível, que a disponibilizasse.
    Entretanto, gostaria também de saber se já têm alguma previsão se este ciclo de sessões chegará a outros pontos do país.

    Desejo que a divulgação da iniciativa chegue ao maior número de pais e, claro, que seja muito proveitosa para todos.
    Mais uma vez parabéns pela iniciativa,
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Carla,

    por lapso o post no blog não tinha sido publicado. Penso que agora a situação já está regularizada - poderá ver mais alguma informação no blog - www.clinicadasein.blogspot.com Em breve também estará disponível online um folheto de divulgação.
    De qualquer modo adianto que a sessão se vai realizar nas instalações da Clínica- Rua Julião Quintinha 1C Benfica Lisboa (uma transversal da Avenida do Colégio Militar, perto do C.C.Fonte Nova - existe um mapa em www.clinicadasein.pt).
    Quem se quiser inscrever deverá enviar um email ou telefonar. As inscrições vão estar limitadas a 15 pessoas por uma questão de espaço e de dinâmica, mas não coloco de parte a hipótese de organizar outra sessão no mesmo mês se houver mais interessados. Quanto a outros pontos do país, gostaria muito que fosse possível, é uma questão a reflectir e eventualmente a dinamizar.
    Obrigada pela atenção dispensada e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  8. A todos os interessados:

    Para aqueles que não souberem efectuar a localização do evento promovido pela Clínica Dasein, podem ver a sua localização no mapa da Google, indo ao site dos “Pais Empenhados” http://sites.google.com/site/paisempenhados/ e clicando no calendário no evento registado no dia 27 de Abril e depois seleccionar a opção mapa.

    Marcos

    ResponderEliminar
  9. Olá boa tarde, sou a Paula

    Concordo planamente com a Estrela, a Dislexia devia ser mais divulgada pelos meios de comunicação, principalmente pela TV, gostava muito de ver um debate na SIC ou TVI com a Drª Helena Serra, Psicologos,Pofessores do Encino Especial, Ministério da Educação, Pais de filhos Dislexico, Dislexicos, Terapeutas de Fala, etc.
    Será que seria dificil lançar este desafio a estes responsaveis?

    Cumprimentos
    Até breve
    Paula Campos

    ResponderEliminar
  10. Boa noite sou a Estrela,

    seja bem-vinda Paula Campos, plenamente de acordo, já disse em tempos à Drª. Helena Serra que estava disponivel para participar onde e quando a Srª Drª quisesse. Seria um excelente desafio e debate, será que esta equipe de responsaveis aceitaria? Nós duas, Paula, aceitamos não aceitamos? Podemos sempre esperar por uma resposta positiva, mesmo que seja utopia, podemos guardar a esperança.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  11. Só posso concordar, existe um programa, provavelmente não de muita audiência, no 2º canal que gosto muito onde acho que se enquadrava " Sociedade civil" às 14h mais ou menos ... Seria um bom começo...
    Um " Prós e Contra" seria o ideal ...aspiro um pouco alto....não?
    Como diz a Estrela podemos guardar a esperança.

    ResponderEliminar
  12. E se escrevessemos uma carta ou mail para esses programas? Não temos nada a perder... se não nos ligarem, ao menos tentamos!

    Marta

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos/as,

    Eu sou a Cristina, e gostaria de em primeiro lugar felicitar a pessoa que teve esta iniciativa. Já me tinha perguntado centenas de vezes, onde estão os pais das crianças disléxicas? Certamente têm as mesmas dificuldades, os mesmos dilemas que eu. Tinha tentado outros meios, mas sinceramente, nada… nunca me ocorreu esta ideia de génio.
    Penso que este espaço pode ser realmente importante para trocar experiências, mas acima de tudo para procurar, encontrar soluções. Acho que já estou numa fase em que posso afirmar que se não forem os pais a “lutar” por esta problemática, a encarar a sua dimensão e alertar em todas as direcções, continuaremos em redor de medidas paliativas, dependentes da boa vontade dos professores (porque vão existindo), sem medidas eficazes, específicas, em suma, sem qualquer orientação formal. Tenho um filho com 13 anos, que lhe foi diagnosticado dislexia com lateralidade cruzada, há 4 anos. As coisas nunca foram lá muito “pacíficas”, mas iam rolando, com a entrada do novo decreto-lei, é o que todos sabem. Quando me foi comunicado o resultado da avaliação não fiquei de todo surpreendida, pois via que algo de errado se passava com o meu filho, mas confesso que não é fácil. Mas como sou de encarar as coisas pelo lado mais positivo, especialmente no que toca ao meu filhote, resolvia fazer 1001 pergunta, estudar muito sobre o assunto, trocar 1001 impressões, no sentido de o ajudar e a melhor forma de o fazer, Dei conta que a maioria das pessoas sabe apenas o do senso comum, tal como eu no início, o que de facto é nada. É fundamental conhecer e perceber ao máximo o que significa, o que está no fundo do icebergue, não podemos deixar o trabalho só para os técnicos, os pais têm um papel crucial na evolução e nos progressos que vão sendo conquistados. O meu filho no final do 1º ano não lia e não se percebia o que escrevia, com trabalho de reeducação num centro no Porto, com a professora espectacular que o acompanhava, Dra. Carlota, com o nosso apoio, o meu filho evoluiu de uma forma fantástica. Quando terminou o 4º ano lia quase sem hesitações, textos escritos perfeitamente legíveis, mantinha a dificuldade na pontuação, mas milagres não existem. Contudo a sua grande dificuldade é ao nível do cálculo, logo na matemática, o inglês por exemplo não constitui problema. Mas o meu discurso vai longo, por isso insistiria na união dos pais em torno desta questão. Penso que é urgente a criação de uma associação, ou outra designação qualquer, o importante é ter presente um grupo de pais que de facto queiram e estejam dispostos a ir mais longe, na divulgação, defesa, pressão, alerta, no sentido de criar a força que faz a diferença, até chegar à implementação de medidas, leis, diplomas, decretos, o que for que regulamente (já existem noutros países). Não podemos permitir que tratem os nossos filhos como se eles não existissem, como se em Portugal não existissem disléxicos. A ideia dos programas na TV, parece-me excelente, dado a abrangência do seu impacto, só com estas formas podemos pressionar o governo, o ministério a reconhecer e dar vós aos pais destes alunos. Prós e Contras, era óptimo, ninguém conhece como contactar directamente, vamos entupir com mails, telefonemas. VAMOS PENSAR!
    Desculpem o testamento, estou ao dispor para colaborar, para participar no que for necessário.
    Cristina C.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, eu chamo-me Cristina não sou dislexica mas tenho uma amiguinha de 11 anos que o é.
    Na escola primária foi uma menina que sempre teve problemas visto que somente na quarta classe a professora teve a percepção que havia algo que não estava bem. Nessa altura,foi aconselhada a consultar uma psicóloga medida que a mãe tomou de imediato.
    A referida criança tem vindo a ser acompanhada desde então por uma psicóloga semanalmente a qual a mãe paga 30€ por hora.
    Esta senhora faz um enorme esforço para poder proporcionar o tratamento á filha porque se encontra a trabalhar em casa a tomar conta de crianças.
    Tendo assistido ao programa da TVI em que tive conhecimento deste blog venho por este meio pedir informação adicional para poder ajudar esta criança que em nada tem sido ajudada pela sociedade em que está inserida.
    Aqui fica o meu contacto: mkrissilva@gmail.com
    Fico desde já grata pela vossa atenção e um bem haja para quem teve a brilhante ideia de divulgar este problema.

    ResponderEliminar
  15. Verlaine Alves Oliveira14 de março de 2012 às 03:08

    Moro em BH e gostaria de mais informações como ajudar uma criança de 09 anos com dislexia, interpretação de texto e matemática fatos...Desde já agradeço. contato www.vebrenoebrenda@hotmail.com... Muito obrigado.. VERLAINE ALVES OLIVEIRA

    ResponderEliminar