quinta-feira, 23 de abril de 2009

divulgação da disléxia

Boa noite a todos, sou a Estrela,

Aproveitando a ideia sugerida neste trabalho em" Divulgação da disléxia", venho propôr a todos os participantes e interessados sugestões de programas TV para podermos mandar emails solicitando um debate (pequeno ou grande) sobre disléxia .
Os participantes seriam psicólogo, terapeuta da fala, presidente de associação, membro do Governo e pais de crianças disléxicas.
Programas e ideias de escrita do email, eu ficaria encarregada de enviar.
Pensei em programas da manhã e da tarde, evidentemente o ideal seria Prós e Contras, mas temos que guardar a esperança de talvez ser aceite.
Um dos assuntos importante seria o Decreto-Lei 3/2008 no qual deveria existir uma alínea referente à disléxia para que todas as crianças disléxicas graves ou não , fossem inseridas no ensino especial.
Sobretudo que nos exames nacionais tivessem um júri adequado para as avaliarem correctamente.
Paula Campos e Marta conte com a vosso colaboração e de todos vós.
Obrigada.
Estrela.

27 comentários:

  1. Olá a todos/as,

    Eu sou a Cristina, e gostaria de em primeiro lugar felicitar a pessoa que teve esta iniciativa. Já me tinha perguntado centenas de vezes, onde estão os pais das crianças disléxicas? Certamente têm as mesmas dificuldades, os mesmos dilemas que eu. Tinha tentado outros meios, mas sinceramente, nada… nunca me ocorreu esta ideia de génio.
    Penso que este espaço pode ser realmente importante para trocar experiências, mas acima de tudo para procurar, encontrar soluções. Acho que já estou numa fase em que posso afirmar que se não forem os pais a “lutar” por esta problemática, a encarar a sua dimensão e alertar em todas as direcções, continuaremos em redor de medidas paliativas, dependentes da boa vontade dos professores (porque vão existindo), sem medidas eficazes, específicas, em suma, sem qualquer orientação formal. Tenho um filho com 13 anos, que lhe foi diagnosticado dislexia com lateralidade cruzada, há 4 anos. As coisas nunca foram lá muito “pacíficas”, mas iam rolando, com a entrada do novo decreto-lei, é o que todos sabem. Quando me foi comunicado o resultado da avaliação não fiquei de todo surpreendida, pois via que algo de errado se passava com o meu filho, mas confesso que não é fácil. Mas como sou de encarar as coisas pelo lado mais positivo, especialmente no que toca ao meu filhote, resolvia fazer 1001 pergunta, estudar muito sobre o assunto, trocar 1001 impressões, no sentido de o ajudar e a melhor forma de o fazer, Dei conta que a maioria das pessoas sabe apenas o do senso comum, tal como eu no início, o que de facto é nada. É fundamental conhecer e perceber ao máximo o que significa, o que está no fundo do icebergue, não podemos deixar o trabalho só para os técnicos, os pais têm um papel crucial na evolução e nos progressos que vão sendo conquistados. O meu filho no final do 1º ano não lia e não se percebia o que escrevia, com trabalho de reeducação num centro no Porto, com a professora espectacular que o acompanhava, Dra. Carlota, com o nosso apoio, o meu filho evoluiu de uma forma fantástica. Quando terminou o 4º ano lia quase sem hesitações, textos escritos perfeitamente legíveis, mantinha a dificuldade na pontuação, mas milagres não existem. Contudo a sua grande dificuldade é ao nível do cálculo, logo na matemática, o inglês por exemplo não constitui problema. Mas o meu discurso vai longo, por isso insistiria na união dos pais em torno desta questão. Penso que é urgente a criação de uma associação, ou outra designação qualquer, o importante é ter presente um grupo de pais que de facto queiram e estejam dispostos a ir mais longe, na divulgação, defesa, pressão, alerta, no sentido de criar a força que faz a diferença, até chegar à implementação de medidas, leis, diplomas, decretos, o que for que regulamente (já existem noutros países). Não podemos permitir que tratem os nossos filhos como se eles não existissem, como se em Portugal não existissem disléxicos. A ideia dos programas na TV, parece-me excelente, dado a abrangência do seu impacto, só com estas formas podemos pressionar o governo, o ministério a reconhecer e dar vós aos pais destes alunos. Prós e Contras, era óptimo, ninguém conhece como contactar directamente, vamos entupir com mails, telefonemas. VAMOS PENSAR!
    Desculpem o testamento, estou ao dispor para colaborar, para participar no que for necessário.
    Cristina C.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde a todos

    Olá Estrela, claro que pode contar comigo, tudo que seja para divulgar a Dislexia ou outra coisa relacionada com ela, podem contar comigo.
    Aliás ontem mesmo por iniciativa propria enviei um email para a SIC "atendimento@sic.pt" á direcção de programas a pedir isso mesmo, não sei se vai valer de alguma coisa, mas a ideia era fazer debate no "Aqui e Agora", não sei se já ouviram falar? No telejornal de quinta-feira á noite, bem pelo menos fica a intenção.

    Beijinhos
    Até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a todos, sou a Estrela

    Seja muita bem-vinda Cristina C., estou perfeitamente de acordo consigo, já entrei também nessa fase de fazer pressão, temos que entrar em acção para que Portugal inteiro entenda que os disléxicos existem e que são descriminados isto assim não pode continuar.
    Com este novo Decreto-Lei 3/2008 ficamos ainda mais a mercê da boa vontade do psicólogo da escola ou do professor ou do Conselho Directivo,é por isso importante a tal alínea em benefício dos disléxicos neste D.L.
    Já estou farta de conversas e enganos da Direcção Regional de Educação, agora quero acção, temos que unirmos contra aqueles que querem desvalorizar os nossos filhos, não podemos ficar braços cruzados.

    Estrela.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Foi muito boa ideia Paula, estou à espera de mais nomes de programa TV (vejo muito pouca televisão confesso) para poder mandar emails, assim como ideias para mencionar nos emails,o objectivo é fazermos um email em conjunto, que seja atraente, que será enviado para todos os programas que acharmos interessantes.
    Vamos lutar pelos nossos filhos porque eles merecem o melhor do mundo, e vamos conseguir porque temos a força e a justiça dentro de nós.
    Estrela

    ResponderEliminar
  5. Aqui fica uma sugestão de rascunho para o início do e-mail para acrescentarem, corrigirem e alterarem conforme for melhor:

    Exmos. Srs.,
    Somos um grupo de pais de crianças com dislexia que formamos uma comunidade de discussão e debate acerca do tema na internet.
    Por considerarmos que esta partilha assume extrema relevância e confrontados com o geral desconhecimento e, consequentemente, até algum preconceito da sociedade sobre temas relacionados com esta problemática, julgamos que seria de grande importância para todos nós que temas como este emergissem no vosso excelente programa.
    Por acreditarmos que os meios de comunicação social podem ter um papel decisivo na divulgação deste tema perante um público bastante mais alargado e assim ser um importante elemento no combate a atitudes potencialmente negativas, vimos solicitar a promoção de um debate pelo vosso programa.
    (…)

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Podemos mandar emails para a TVI programas "o você na TV", "tardes da Júlia" ou sem especificar o programa, em seguida eles devem encaminhar para o programa que acharem mais adequado.
    Estou aguarda resposta da RTP.
    Para a SIC, podemos mandar para o atendimento geral, para reforça o pedido já feito pela nossa participante Paula Campos.

    Quero saber a vossa opinião. Vamos aguardar a esperança que algo de muito bom aconteça.
    O rascunho não me parece nada mau.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  7. Olá o meu nome é Rita Martins;

    Sou mãe de dois meninos, um com 5 e outro com 8 anos e ambos têm dislexia, sendo que o mais venho também é hiperactivo e sofre de deficite de atenção.

    Acedi ao vosso blogue através do site do projecto pais e amigos de estrelas de luz.

    E acho que a boa altura, pois quero dizer-vos que contem comigo para vos ajudar a promover esta ideia.

    No entanto gostaria de que me esclarecessem acerca de algumas coisas escritas na vossa mensagem inicial.

    Quando a Dr.ª Estrela fala de presidente de associação, quem é o presidente da vossa associação e qual é a vossa associação?

    Quando a Dr.ª Estela fala dos pais de crianças disléxicas refere-se aos senhores do projecto de pais e amigos de estrelas de luz?

    Qual o psicólogo que pensam convidar a Dr.ª Paula Teles? Penso que ela é uma das melhores especialistas desta área, já apareceu inclusive na RTP a falar da dislexia.

    Quanto aos programas Dr.ª Estrela eu penso que qualquer um já seria bom, até os do 2 canal.

    A minha ultima pergunta, do que trata o decreto de lei que a Sr.ª Dr.ª fala?

    Desculpem a minha intromissão neste vosso blogue mas não pode deixar de vos dar os parabéns.

    Rita.

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos,
    Queria dar mais uma ideia para a carta: acham que era bom para além de dizer que seria bom a tv abordar a dislexia para combater atitudes negativas, acrescentar que este ano por causa da mudança da lei muitas escolas e pais têm a informação errada de que as crianças com dislexia não têm mais direito ao ensino especial e muitos estão por causa desta informação errada desacompanhados?
    Ando sem computador em casa porque apanhei um vírus mas vou procurar os mails dos programas que falaram.
    Bjs,
    Marta

    ResponderEliminar
  9. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Rita Martins,neste momento só estamos a pensar enviar emails a solicitar um debate, quanto aos participantes acho que o programa da TV é que quererá escolher, suponho eu, neste momento não temos nenhuma ideia de nomes para participar.
    Quanto ao D.L.3/2008, peço-lhe o favor de ver na mensagem com o mesmo título.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Marta, é muito boa ideia.

    Aguardo por outras ideias para acrecentarmos no email.
    Vamos conseguir todos juntos.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite a todos,

    Marta, parece-me um óptimo argumento!
    (pensei encaixá-lo no final do 2º parágrafo)
    ... emergissem no vosso excelente programa sobretudo no presente ano lectivo no qual, devido à falta de informação relativa à introdução da nova da lei (3/2008),muitos alunos com dislexia não estão a usufruir dos apoios a que têm direito.


    Quanto mais apelativo for o E-mail, mais possibilidades de despertarmos o interesse e consequentemente a colaboração dos meios de comunicação social para a divulgação da dislexia. Há mais ideias?

    Cumprimentos,
    Carla

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos,

    Cara Marta, tenho "remexido" quase tudo, e desconheço por completo que seja possível a alunos com dislexia ter acesso ao ensino especial, ou ter qualquer tipo de acompanhamento. O ministério, diz que sim , a DREN, diz que sim, mas na prática indique-me uma escola em que isso aconteça de facto? Se no entanto se refere ao PEI, isso é outra "história", e mesmo assim é extremamente complicado.
    Dava uma sugestão, penso que seria muito interessante contactar o CADin, têm uma experiência fantástica nesta área, mesmo como convidados para um debate, seriam de todo elementos com valor e conhecimento de causa.

    Cumprimentos
    Cristina C.

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos;

    Esta é só uma ideia.

    Que tal em vez de começarem pelo fim fazerem ao contrário.

    Eu explico:

    Que tal em vez de começarem por querer ir a programas de TV tentarem organizar de forma autónoma e em várias localidades, no mínimo Lisboa Porto e Coimbra, encontros de pais e profissionais ligados à dislexia.

    E quando forem capazes de organizar um evento desses, já com alguma dimensão, então convidar a TV para fazer a cobertura do mesmo.

    Não me levem a mal mas penso que aquilo que estão a fazer têm bom intuito, mas infelizmente não vai funcionar, as TV’s querem audiências e número.

    ResponderEliminar
  14. Ola,
    Deixo o mail do programa que falaram pros.contras@rtp.pt (não me lembro de mais programas)
    Acho que a carta está bem, podiamos começar a enviar?
    Cristina C, o que a professora da minha filha me explicou é que só faziam o PEI se fosse aceite para ensino especial. Não é assim?(a primeira vez que falei com a professora , ela não sabia muito bem se as crianças com dislexia tinham direito a apoo ou não, mas depois chamou-me à escola e deu-me a certeza que sim). O que é o CADin?

    Bjs, Marta

    ResponderEliminar
  15. OLá a todos,

    Marta, o CADIn é o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, fica em Lisboa. Têm um núcleo especializado no trabalho com crianças/jovens disléxicos, com muita experiência. Fazem um trabalho de apoio com a família e a escola, é sem dúvida uma instituição a considerar quando se fala em dificuldades específicas de aprendizagem.

    Um abraço
    Cristina C.

    ResponderEliminar
  16. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Já comecei a mandar e-mails para os programas da TV.
    Se tiverem endereços de mais e-mails em mente agradeço.
    Vamos todos pensar positivo, mesmo o Senhor Anónimo de 6 de Maio (a sua ideia não é má Sr. Anónimo, só que eu pessoalmente não tenho disponibilidade para andar a " passear" pelo nosso País).
    Vamos pensar sempre positivo, pensar que vamos conseguir algo de bom para os nossos tesouros, eles merecem o melhor do melhor.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  17. Olá;

    Cá estou eu mais uma vez a participar, com todo o gosto, neste espaço de debate.

    Não crendo ir a favor de ninguém, nem contra, gostava apenas de partilhar a minha opinião com todos vós, isto na expectativa de que esta opinião possa contribuir par alguma coisa.

    Não sei quem é o Sr. Anónimo nem quais as suas reais intenções, mas na verdade não me parece totalmente descabido aquilo que propõe, pois as televisões gostam e procuram realmente é audiências e estas só advêm de números.

    No entanto também não posso deixar de estar de acordo com a Estrela, pois infelizmente muitos pais não têm a disponibilidade para se poder deslocar, ao longo do país, creio que é isto que a Estrela quer dizer quando diz “passear”, espero não estar a interpretar mal.

    Desta forma creio que ambas as ideias são úteis e de por em pratica, duas vias, dois caminhos, duas visões, duas vertentes, podem e normalmente trazem sempre mais possibilidades de se conseguir um objectivo comum.

    Na parte que me cabe posso garantir-vos que o grupo de trabalho onde me insiro está a dar o seu melhor afim de não só apoiar a iniciativa da Estrela, bem como em tentar organizar actividades, do género daquelas que o Sr. Anónimo, desculpe trata-lo assim, mas faço-o apenas usando a expressão da Estrela, pois na verdade não tem qualquer referencia se é homem ou mulher.

    Sem outro assunto de momento, sou,

    Marcos Amaro

    ResponderEliminar
  18. boas dias a todos

    Eu sou aluno dislexico do ensino superior eu estou muito orgulhoso por vosses todos por este projecto divulgacao tv sobre tema sobre dislexia.

    Se for possivel divulgar o projecto na tv, eu gostaria que fosse aborado os seguintes aspectos
    da vida no ensino supeior:

    - avalicao dos alunos na universidade
    -formacao de professores a nivel dislexia(eu tou dizer isto pk a professores 90 % sao um poucos ignorantes,ou seja,nao se intressam por este problema que afecta acerca 5 a 17 % da populacao mundial, na minha opinao a maioria dos professores o significado dislexia e troca de letras, isto revolta-me. Parece que ha profesores que nao tem filhos , netos ect eles nao deveriam gostar ser tratados com eu ja fui sem apoio nehum apoio suplementar a nivel das disciplinas e tb a dislexia)

    -fazer testes antes do ensino basico(eu falo isto pk eu proprio so 12 ano fiz destipe da deslexia e sei nehum professor dectar eu proprio dirigi-me gabienete de psicologia da escola la foi dectado por espanto psicologa fico adimirada como e que nenhum professor dectou este problema mais cedo ,as opinioes profesores principlamnete de protugues era aluno fraco,preguiso e tens de forcar mais ,isto revoltava-me porque eu estudava uma semana para portugues tinha uma sete ou seis valores,eu questionava-me a mim proprio sera que vale a pena estudar portugues ,chumbei dois anos um 10 ano portugues,ingles,matematematica e filisofia e outro foi 12º ano a portugues pk fiu com a 10 exame chumbei no exame)

    -atitudes e dificuldades que tem anivel secundaria, ensino superior

    -tipos dislexia


    os meus votos sao de sucesso para este projecto que de certeza vamos realizo-lo


    forca

    ResponderEliminar
  19. Gostaria de fazer algumas perguntas a todos.

    Porque é que não juntam esforços nesta luta?

    Porque é que não conjugam conhecimentos, força, vontade e tudo o resto para irem mais além?

    Porque é que em muitos dos comentários que tenho visto ao longo destes últimos tempos, existem sempre indirectas, por parte de alguns participantes, ao trabalho e comentário dos outros?

    É tão difícil juntarem-se, qual o motivo dessa dificuldade? Protagonismos, quezílias pessoais, má vontade, sinceramente não consigo entender?

    Porque desprezam tanto a Associação Portuguesa de Dislexia?

    Espero não estar a ser inconveniente mas gostaria realmente de ter algumas respostas a esta minhas questões, porque digo-vos que no grupo de pessoas com quem trabalho e com as quais já comentei a existência deste blogue, todas elas me dizem que algumas participações, de alguns dos residentes deste blogue, são agressivas, separatistas, frias e às vezes ofensivas.

    Juro que caso achem que estou a ir longe demais não volto a intervir neste espaço, com muita pena pois de início pensei ser um espaço onde valia a pena estar e participar, gostava de voltar a ter essa mesma sensação.

    Rita.

    ResponderEliminar
  20. Olá Rita,

    Concordo plenamente com a necessidade de juntar forças para chegarmos mais longe, contudo num espaço como este surgem sempre opiniões diversas/divergentes.
    Na minha opinião, a Associação Portuguesa de Dislexia tem desenvolvido um excelente trabalho, e julgo que existe uma grande necessidade de atitudes positivas e de apoio que reforcem o muito que já têm feito.

    Cumprimentos,
    Carla

    ResponderEliminar
  21. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Para o menino Portista,

    Seja muito bem vindo meu Menino, como eu o comprendo!
    Se me permite quero lhe fazer umas perguntinhas sobre a Universidade. Tenho o meu filho com disléxia auditiva que frequenta o 12º ano, se tudo correr bem, para o próximo ano lectivo entrará na Universidade. Nestes estabelecimentos de ensino há apoio e avaliação própria para disléxicos?
    O D.L.3/2008 é só referente ao Secundário, existe algum Decreto-Lei para as Universidades?

    Entrei em contacto com a Direcção Geral do Ensino Superior( Ministério da Tecnologia.....) e foi me dito que o aluno tinha que se manisfestar no acto da inscrição e uma vez colocado, ser avaliado por uma "comissão de especialistas", é assim que acontece?

    Obrigada meu Menino pela participação e pela força, todos juntos pensando positivo vamos conseguir porque temos que que conseguir divulgar a disléxia.
    Toda a participação é bem vinda.

    Só uma coisa que eu não gosto em si: é portista e eu não, sou de uma pequeno clube que tem as cores vermelho e preto!
    Estrela.

    ResponderEliminar
  22. boas noite

    malta eu ja mandei email para programa aqui e agora da sic e tb divulgei site

    O que acham, acerca desta atitude ?

    ResponderEliminar
  23. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    Menino Portista fez muito bem, também já enviei um email para esse programa a resposta foi de agradecimento e que o assunto era interessante.
    Podem continuar a enviar, eu já enviei acho para quase todos os programas TV, talvez me tenha esquecido de algum...

    O Menino Portista não espondeu ás minhas perguntas de 14 de Mai, obrigada.

    Estrela.

    ResponderEliminar
  24. boa dia
    peco desculpa estrela por nao ter respondido as suas perguntas
    Eu ja fui perguntar ai 3 meses ao nucleo de estudante sobre minha avalicao das frenquecias e exames pk tenho tindo nao muito boas notas eu estou farto de estudar e de nao conseguir acompanhar os conteudos das disciplinas.O que o nucleo(este nucleo e responsavel por apoio estudantes trabalhadores,aluno com necesidades ccom especiais,ect) o que eles perguntaram se professores tem me dando algum apoio eu disse que nao.A responsavel por este nucleo eu perguntei sobre avalicao ela fica um pouco em gasga disse-me que nao existe numa lei para avalicao dos estudantes no ensino superior ela disse que minhas frequencias e exames podem ser corrigidas dependem do bom senso de cada professor.ESTA responsavel aconselhou-me em entrar em contacto com departamento pscilogia para eu possa ser ajudado. Agora neste momento estou à espera da resposta deparatmento de psciologia para me ajudar pk nunca tive qualquer apoio ao nivel dislexia.


    va abrco

    muita muita muita muita forca para este projecto de divulgacao da dislexia

    ResponderEliminar
  25. Boa noite a todos, sou a Estrela,

    para o Menino Portista,

    Dou lhe os meus sinceros parabéns por ter chegado onde chegou, mesmo com as dificuldades todas que tem.

    Espero do fundo do coração que a resposta do Departamento de psicologia seja positiva.

    Foi me dito à algumas semanas atrás pela Direcção Geral do Ensino Superior que o aluno deveria mencionar a sua "deficiencia" no momento da inscrição na Universidade para poder ser avaliado pour uma "comissão de especialistas", só depois é que sabia se tinha ou não direito ao ensino especial.
    Se o eu filho conseguir entrar no próximo ano lectivo (2009/10) na Universidade, já sei a luta que me espera.
    É lamentável termos que lutar sempre sozinhos para uma educação digna a que temos direito.

    É pena estarmos tão longe se não lutariamos os dois juntos para uma avaliação justa dos disléxicos na Universidade.
    Nunca desista Menino, vá em frente com os seus sonhos, a força está dentro de si.
    A não ser que queira mudar de clube, e aí estariamos mais perto , olhe o meu não é nada mau! (estou brincando mas todo o resto é de
    coração). Muita força Menino e vá dando novidades.
    Estrela.

    ResponderEliminar
  26. bom dia a todos, sou a Estrela,

    Venho comunicar a nossa primeira vitória, sim, sim!!!
    Saíu hoje no JORNAL DE NOTICIAS uma reportagem sobre disléxia.
    Espero que seja a primeira de muitas, vamos continuar a luta.

    Estrela.(não estão contentes como eu, eu estou im imenso...)

    ResponderEliminar
  27. Obrigada Cristina,

    Este ano não vou conseguir para a minha filha a educaçao especial... alguem aqui que tenha a filha na escola publica já conseguiu? A professora garantiu-m,e que é possivel mas este ano já está a acabar e nada...

    Bjs, Marta

    ResponderEliminar